O deputado federal Leonardo Gadelha, do PSC, tomou posse no mandato na Câmara em 31 de março deste ano e em pouco mais de um mês de mandato, já tem opinião formada a respeito do debate na Câmara dos Deputados, que propõe a alteração da Constituição para mudar as atuais regras eleitorais, com a adoção do modelo “distritão” para a eleição proporcional de 2022. Proposta essa onde a população só pode votar nos candidatos que concorrem por distritos previamente definidos, onde são eleitos os mais votados.
Para que isso ocorra, é necessário a aprovação de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que seja aprovada antes de outubro deste ano, ou seja, um ano antes da eleição do ano que vem. “É duvidoso que isso ocorra. Trata-se de uma PEC, e precisa de 308 votos para ser aprovada”, disse o parlamentar destacando, porém que o atual sistema irá acabar com as pequenas e médias siglas, como o seu PSC.
“Se, porventura, for mantido as regras atuais, será uma carnificina para partidos menores, porque os partidos maiores são mais atrativos para quem pretende se candidatar. O universo de 35 partidos não é funcional, mas haveria um momento em que os partidos não conseguiriam atingir a cláusula de barreira e, aí, poderia se fundir a outro, de modo que se chegasse a um número de sete ou oito partidos”, disse o deputado. “O distritão traz clareza ao eleitor. Para a Assembleia Legislativa, seriam eleitos os 36 mais votados. O mesmo valeria para a Câmara Federal, com a eleição dos 12 mais votados.”
Recentemente o portal fez um levantamento das proposituras do parlamentar na Câmara:
Veja detalhes:
Léo Gadelha já apresentou mais de 16 proposituras na Câmara
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) emitiu, neste domingo (21), nota de pesar pela morte…
Na última sexta-feira (19), a prefeitura de Cuité, no Curimataú da Paraíba, lançou edital para…
Através das suas redes sociais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, afirmou que a…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, lamentou a morte do vereador de João Pessoa, Edmilson…
Faleceu na madrugada deste domingo o vereador de João Pessoa e ex-deputado estadual Tanilson Soares.…
O torneio mais democrático - e milionário - do país chega ao fim neste domingo…