A Paraíba o tempo todo  |

“Mantidas, será uma carnificina”, prevê Gadelha sobre atuais regras eleitorais

O deputado federal Leonardo Gadelha, do PSC, tomou posse no mandato na Câmara em 31 de março deste ano e em pouco mais de um mês de mandato, já tem opinião formada a respeito do debate na Câmara dos Deputados, que propõe a alteração da Constituição para mudar as atuais regras eleitorais, com a adoção do modelo “distritão” para a eleição proporcional de 2022. Proposta essa onde a população só pode votar nos candidatos que concorrem por distritos previamente definidos, onde são eleitos os mais votados.

Para que isso ocorra, é necessário a aprovação de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que seja aprovada antes de outubro deste ano, ou seja, um ano antes da eleição do ano que vem. “É duvidoso que isso ocorra. Trata-se de uma PEC, e precisa de 308 votos para ser aprovada”, disse o parlamentar destacando, porém que o atual sistema irá acabar com as pequenas e médias siglas, como o seu PSC.

“Se, porventura, for mantido as regras atuais, será uma carnificina para partidos menores, porque os partidos maiores são mais atrativos para quem pretende se candidatar. O universo de 35 partidos não é funcional, mas haveria um momento em que os partidos não conseguiriam atingir a cláusula de barreira e, aí, poderia se fundir a outro, de modo que se chegasse a um número de sete ou oito partidos”, disse o deputado. “O distritão traz clareza ao eleitor. Para a Assembleia Legislativa, seriam eleitos os 36 mais votados. O mesmo valeria para a Câmara Federal, com a eleição dos 12 mais votados.”

Recentemente o portal fez um levantamento das proposituras do parlamentar na Câmara:

Veja detalhes:

Léo Gadelha já apresentou mais de 16 proposituras na Câmara

https://www.pbagora.com.br/noticia/politica/em-20-dias-de-mandato-leo-gadelha-ja-apresentou-16-proposituras-na-camara/

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe