Categorias: Política

Mangabeira Unger: “O foco é investir no Semi-Árido”

PUBLICIDADE

O ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Roberto Mangabeira Unger, declarou nesta quinta-feira durante discurso no Palácio da Redenção, diante do governador José Maranhão e todo o secretariado de governo, que a visita ao estado da Paraíba tem como finalidade promover a integração de estados nordestinos, buscando a reconstrução do país com a inclusão do semi-árido.

Segundo o ministro, a iniciativa tem o propósito de ajudar a construir o novo modelo de desenvolvimento do Nordeste e definir conjunto de iniciativas concretas para desencadear o crescimento da região.

“Queremos um projeto capaz de sobreviver na atualidade e ser abraçado por futuros governos”, declarou Unger.

Unger disse que a ação também possui o objetivo ajudar a organizar campanhas de esclarecimento e persuasão que leve a valorização do semi-árido nordestino para o centro do debate brasileiro.

O ministro disse ainda que uma das principais alternativas para o fortalecimento do semi-árido é atribuir características empresariais a agricultura familiar para ajudar construir uma classe média rural forte. Ele acrescentou que o maior órfão do modelo de desenvolvimento construído no Brasil no último meio século é o Nordeste, por isso, a região precisa criar ondas de mudança e se rebelar contra o atual modelo, buscando novos caminhos de desenvolvimento para a região e para o país.

As propostas do ministro Unger para o Nordeste têm como base cinco vertentes: a organização de um novo projeto de agricultura irrigada; a construção institucional, por meio do Estado, de um modelo industrial baseado em redes de pequenas e medias empresas; a discussão sobre o ensino médio capaz de integrar o ensino geral e o técnico-profissional; a construção dos próximos passos das políticas sociais de transferência de renda, baseados na capacitação e na ampliação de oportunidades. Também consta de um projeto estruturante que contemple as vocações locais para o desenvolvimento da região dentro de uma estratégia nacional.

Desde a última segunda-feira (02) Unger percorre estados do Nordeste com a finalidade de prosseguir com o debate acerca de um projeto para a região, que contemple várias áreas que possam melhor aproveitar os projetos geradores de oportunidades de trabalho e de renda.

PB AGORA
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo trata desincompatibilização de secretários como natural e diz esperar prazo final para possíveis mudanças

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a desincompatibilização de secretários…

14 de maio de 2024

Farpas: Jhony Bezerra acusa Bruno de rejeitar convênios e de desprezar necessidades básicas a população em CG

Em entrevista ao programa Frente a Frente na noite de ontem, na TV Arpuan, o…

14 de maio de 2024

Ex-presidenciável, padre Kelmon admite apoiar Queiroga para PMJP: “Vou procurá-lo”

Na corrida eleitoral de João Pessoa deste ano, o ex-candidato à presidência da República, Padre…

14 de maio de 2024

João reforça prazo para anúncio do grupo para PMCG e adianta que não está esperando por Romero

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a expectativa em torno…

14 de maio de 2024

Galdino anuncia venda da folha de pagamento da ALPB para a Caixa; dinheiro será utilizado para a construção da nova sede

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), anunciou que a Caixa…

14 de maio de 2024

Líder do Republicanos em CG, Murilo Galdino aguarda decisão de Romero e da oposição para definir espaço em CG

O deputado federal Murilo Galdino, que preside o diretório do Republicanos em Campina Grande, afirmou…

14 de maio de 2024