O ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Roberto Mangabeira Unger, declarou nesta quinta-feira durante discurso no Palácio da Redenção, diante do governador José Maranhão e todo o secretariado de governo, que a visita ao estado da Paraíba tem como finalidade promover a integração de estados nordestinos, buscando a reconstrução do país com a inclusão do semi-árido.

Segundo o ministro, a iniciativa tem o propósito de ajudar a construir o novo modelo de desenvolvimento do Nordeste e definir conjunto de iniciativas concretas para desencadear o crescimento da região.

“Queremos um projeto capaz de sobreviver na atualidade e ser abraçado por futuros governos”, declarou Unger.

Unger disse que a ação também possui o objetivo ajudar a organizar campanhas de esclarecimento e persuasão que leve a valorização do semi-árido nordestino para o centro do debate brasileiro.

O ministro disse ainda que uma das principais alternativas para o fortalecimento do semi-árido é atribuir características empresariais a agricultura familiar para ajudar construir uma classe média rural forte. Ele acrescentou que o maior órfão do modelo de desenvolvimento construído no Brasil no último meio século é o Nordeste, por isso, a região precisa criar ondas de mudança e se rebelar contra o atual modelo, buscando novos caminhos de desenvolvimento para a região e para o país.

As propostas do ministro Unger para o Nordeste têm como base cinco vertentes: a organização de um novo projeto de agricultura irrigada; a construção institucional, por meio do Estado, de um modelo industrial baseado em redes de pequenas e medias empresas; a discussão sobre o ensino médio capaz de integrar o ensino geral e o técnico-profissional; a construção dos próximos passos das políticas sociais de transferência de renda, baseados na capacitação e na ampliação de oportunidades. Também consta de um projeto estruturante que contemple as vocações locais para o desenvolvimento da região dentro de uma estratégia nacional.

Desde a última segunda-feira (02) Unger percorre estados do Nordeste com a finalidade de prosseguir com o debate acerca de um projeto para a região, que contemple várias áreas que possam melhor aproveitar os projetos geradores de oportunidades de trabalho e de renda.

PB AGORA
 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

MP encontra sobrepreço em despesas públicas no combate ao Covid-19 de dez prefeitos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) analisou as despesas públicas relacionadas ao combate à covid-19 que foram realizadas pelos dez maiores municípios paraibanos e constatou, em todos eles, irregularidades, com…

Lei que regulamenta funcionamento de bancos e lotéricas é sancionada

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4) a lei 11.700/2020, de autoria do deputado estadual Wilson Filho (PTB), que disciplina o espaço mínimo e o número de…