A Paraíba o tempo todo  |

Mais de 120 candidatos LGBTI participam da eleição no Brasil. Veja a lista na PB!

A diversidade e o respeito às diferenças estão ganhando mais força no debate político. Prova disso é o aumento das candidaturas de pessoas LGBTI+ nas eleições deste ano. De acordo com a Aliança Nacional LGBTI+, pelo menos 123 candidatos LGBTI+ estão concorrendo a um cargo eletivo, a maioria no Legislativo federal ou estadual.

 

A expectativa da militância é que a representação aumente. Hoje, no Congresso Nacional, dos 513 deputados e 81 senadores, apenas um é assumidamente gay, o deputado federal Jean Wyllys (Psol). Isso representa 0,16% de todo o Parlamento.

 

Para apresentar ao público quem são esses candidatos e pedir apoio para pautas ligadas aos direitos da comunidade, surgiu a plataforma LGBTI+ Eleições 2018 que mostra os candidatos que se declaram lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras identidades de gênero, além de apoiadores da causa. O objetivo do projeto, lançado pela Aliança Nacional LGBTI+, é promover um Brasil “de todas e todos com diversidade e respeito para candidatos/as às eleições 2018”.

 

2

Candidatas/os ao senado se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

44

Candidatas/os a deputado/a federal se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

76

Candidatas/os a deputado/a estadual e distrital se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

1

Candidatas/os a governador/a se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

 

Ao todo, 333 candidatos já se inscreveram na plataforma, entre pessoas LGBTI+ e apoiadores, e assinaram um termo de compromisso com os direitos da comunidade. Além de formular políticas públicas, os candidatos se comprometem em denunciar casos de preconceito e discriminação na campanha.

O partido que mais reúne candidaturas LGBTI+ é o Psol, com 40 pessoas que se  autodeclararam LGBTI+ concorrendo a um cargo nestas eleições. Em seguida vem o PCdoB com 12 candidatos. O PT e a Rede têm 10 candidatos cada.

 

Redação

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe