A diversidade e o respeito às diferenças estão ganhando mais força no debate político. Prova disso é o aumento das candidaturas de pessoas LGBTI+ nas eleições deste ano. De acordo com a Aliança Nacional LGBTI+, pelo menos 123 candidatos LGBTI+ estão concorrendo a um cargo eletivo, a maioria no Legislativo federal ou estadual.

 

A expectativa da militância é que a representação aumente. Hoje, no Congresso Nacional, dos 513 deputados e 81 senadores, apenas um é assumidamente gay, o deputado federal Jean Wyllys (Psol). Isso representa 0,16% de todo o Parlamento.

 

Para apresentar ao público quem são esses candidatos e pedir apoio para pautas ligadas aos direitos da comunidade, surgiu a plataforma LGBTI+ Eleições 2018 que mostra os candidatos que se declaram lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras identidades de gênero, além de apoiadores da causa. O objetivo do projeto, lançado pela Aliança Nacional LGBTI+, é promover um Brasil “de todas e todos com diversidade e respeito para candidatos/as às eleições 2018”.

 

2

Candidatas/os ao senado se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

44

Candidatas/os a deputado/a federal se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

76

Candidatas/os a deputado/a estadual e distrital se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

1

Candidatas/os a governador/a se declararam LGBTI+ e assinaram a plataforma

 

Ao todo, 333 candidatos já se inscreveram na plataforma, entre pessoas LGBTI+ e apoiadores, e assinaram um termo de compromisso com os direitos da comunidade. Além de formular políticas públicas, os candidatos se comprometem em denunciar casos de preconceito e discriminação na campanha.

O partido que mais reúne candidaturas LGBTI+ é o Psol, com 40 pessoas que se  autodeclararam LGBTI+ concorrendo a um cargo nestas eleições. Em seguida vem o PCdoB com 12 candidatos. O PT e a Rede têm 10 candidatos cada.

 

Redação

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cícero Lucena confirma que está de volta à política e é pré-candidato à PMJP

O ex-governador Cícero Lucena, do Progressistas, antes mesmo da live que acontecerá logo mais às 11h onde especulava-se que ele iria anunciar a sua candidatura à PMJP, se antecipou e…

Live de Ruy Carneiro debate atração de investimentos para João Pessoa

Iniciando sua série de lives no Instagram, o pré-candidato à prefeitura de João Pessoa Ruy Carneiro conversou nesta quarta-feira (8) com o consultor empresarial português Rui Coelho sobre o projeto…