A Paraíba o tempo todo  |

Há 32 dias das eleições faltam só quatro registros de candidaturas na pauta do TRE

A 32 dias das eleições, ainda faltam ser julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) os registros de candidaturas de Rama Dantas, ao Governo do Estado pelo Psol, e de três postulantes ao Senado: Cássio Cunha Lima (PSDB), Roberto Paulino (MDB) e Luiz Couto (PT). Conforme dados disponibilizados pelo sistema de estatísticas das Eleições 2018, além deles, ainda estavam pendentes de julgamento, até ontem à noite, 370 pedidos de registros, o corresponde a 60% das candidaturas apresentadas para disputa eleitoral deste ano, que foram 609.

 

Deste total, já foram liberadas 223 candidaturas – o equivalente a 36,56% -, e 17 estão fora da disputa, sendo que quatro renunciaram e 12 tiveram registros de candidatura indeferidos por algum tipo de irregularidade, dentre elas por questões de adequações do percentual por sexo, falta de quitação eleitoral e de filiação partidária, entre outras.

 

Um deles já recorreu da decisão. Apresentaram pedidos de renúncia, o ex-vereador de João Pessoa, Marco Antônio Cartaxo Queiroga, que iria concorrer a uma vaga de deputado federal pelo PV, e a suplente de vereadora de Cabedelo, Crimilde Magl iano (PSDB), que pleiteava uma vaga de deputada estadual; a presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Ivonete Ludgério (PSD), que iria disputar uma vaga de deputada federal; Washington João dos Santos, conhecido como Washington Gás, que iria disputar o cargo de deputado estadual pelo PSL; e Josinato Gomes (PTB), que iria concorrer a uma vaga de deputado federal.

 

Dentre os 223 que tiveram registros deferidos, até ontem à tarde, além dos integrantes da chapa majoritária do Psol, encabeçada pelo candidato Tárcio Teixeira, e da proporcional, que conta com oito candidaturas a deputado federal e 10 a deputado estadual, estão os candidatos a governador Lucélio Cartaxo (PV); João Azevedo (PSB); José Maranhão (MDB) entre outros integrantes de coligações majoritárias e proporcionais.

 

De acordo com Aline Vilar, coordenadora de Registro e Informações Processuais do TRE-PB, das 20 coligações registradas, 16 já foram julgadas e apenas quatro estão pendentes para julgamento.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe