Categorias: Política

Gilvan Freire: como Bolsonaro pulveriza veneno no PT, mas morre também por inalação

PUBLICIDADE

Ninguém precisará explicar no futuro o fenômeno Bolsonaro. O próprio Bolsonaro se explica a todo momento. Seu testamento político está sendo confeccionado com uma pressa espantosa por ele próprio, como quem tem um presságio de morte próxima, ou como quem quer transferir a outrem um legado que não tem condições de gerir.

Trata-se também de um testamento atípico perante os padrões históricos, pois produzido de forma oral, apenas ratificado ou retificado pelas mal traçadas linhas toscas do Twitter, sem freios cerebrais.

Bolsonaro não é o que faz, é o que diz – um governante essencialmente verbal que deu à sua língua uma função vulcânica que queima tudo a partir da própria boca. E como os vulcões, que não têm cérebro e agem por pressão de dentro para fora, jogando fogo à esmo, Bolsonaro também age por impulsos e joga lavas incendiárias e tóxicas aos quatro cantos do país.

O Programa de governo verbal de Bolsonaro (a primeira experiência governamental oral do mundo contemporâneo) tem uma explicação política razoável, que é a contraposição de algumas de suas vagas ideias ao moralmente falido império sodo-gomorrista da esquerda brasileira e do lulopetismo, aos quais destronou após quase vinte anos de desmandos e ataques em bandos ao Tesouro.

Por muita sorte dele próprio e das circunstâncias em que enfrentou a eleição, quando mais valia a fúria e indignação
da população contra o lulopetismo transformado em organização criminosa, que desafiava e ainda desafia o aparelho repressor do Estado, Bolsonaro foi compelido a quase não falar na campanha.

De fato, meia dúzia de palavras-chaves e um gesto apenas derem motivação a uma grande massa eleitoral que fundou o bolsonarismo, a maior frente anti-esquerda que o Brasil já viu, ainda hoje solidamente ativa, disposta a tudo para incinerar o lulopetismo, com Bolsonaro ou apesar de Bolsonaro e sua desastrada verbalidade inflamável e tóxica, que não polpa nem mesmo aliados e seguidores.

Parece improvável a salvação de Bolsonaro como dirigente do país e líder redentorista dentro do ideário do movimento bolsonarista, face à sua incapacidade de aglutinar, evitar dispersões, gerir o governo , emprestar função motora ao cérebro, abrir os ouvidos para além dos filhos e transformar a palavra e a língua numa arma de luta, resistência e construção.

A não ser que ele, consciente de suas próprias limitações, acuado pelo discurso que está dando graciosamente a uma esquerda de rapinagem e rapina, improdutiva e deletéria, esteja pensando em levar o bolsonarismo a apoiar uma governança de linha dura, responsabilizando o lulopetismo pela crise que quem aprofunda mesmo é o excesso de verbo frouxo governando um governo fraco. E um governante sem juízo.

E sendo para piorar ainda mais, estejamos certos de que a criminalidade política e seus consorciados em vários setores da sociedade ajudarão em nome da liberdade .

 

Por Gilvan Freire

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024