A Paraíba o tempo todo  |

EXÉRCITO NAS RUAS: juízas pedem tropas federais para garantir segurança das eleições em CG

 Pela sexta eleição seguida, o Exército poder ser convocado epara garantir nas ruas a segurança do pleito em Campina Grande.
Por conta do acirramento do pleito as quatro juízas eleitorais de Campina Grande encaminharam nesta quinta-feira (25) ofício ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), solicitando a presença de tropas federais para auxiliar na segurança das eleições municipais de 2 de outubro.

O documento é assinado pelas juízas Ana Christina Soares Penazzi (16ª Zona Eleitoral); Ana Amélia Andrade (17ª Zona Eleitoral); Érica Tatiana Soares (71ª Zona Eleitoral); e Adriana Barreto Lóssio (72ª Zona Eleitoral).
“Sentamos e entendemos que seria necessária a força federal por conta do contingente baixo das polícias Militar e Civil para um pleito de tão grande porte como as eleições municipais porque os ânimos são mutos acirrados. É preciso garantir a questão da segurança no dia das eleições principalmente”, explicou a juíza Ana Penazzi, que também é diretora do Fórum Eleitoral.

Segundo o presidente do TRE-PB, o desembargador José Aurélio da Cruz, o pedido de tropas federais para Campina Grande vai ser apreciado pela corte na próxima semana.
Se o pedido for aprovado, a solicitação de tropas vai ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve repassar a demanda para o Governo Federal.. Se aprovado, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral e, por conseguinte, ao governo federal.

Em atendimento ao pedido da Justiça Eleitoral, as tropas federais já atuaram no auxílio da segurança nos últimos seis pleitos em Campina Grande: 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014.

 

Em 2014, as Tropas Federais atuaram na segurança das Eleições em Campina Grande desde o sábado a noite até a apuração dos votos. O comboio contou com cerca de 100 homens, a maioria do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado. O apoio foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A possibilidade das Tropas Federais ser convocada para o pleito no segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, começou a ser levantada na semana passada pela juíza da 16ª Zona Eleitoral e responsável pelo registro de candidaturas de Campina Grande, Anna Christina Soares Penazzi.

 

Em recente entrevista ela ressaltou no entanto, que a solicitação do reforço federal para fazer a segurança nas eleições da cidade está sendo discutido entre os magistrados.

 

– Esse pleito está sendo discutido no âmbito interno da Justiça Eleitoral e no TRE. Isso pode ser eventualmente cogitado, mas nós estamos decidindo- afirmou.

 

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe