Categorias: Política

Exclusivo: Felipe Leitão é favorável à CPI da Energisa

“O princípio democrático que dá respaldo à legitimidade de uma possível instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deve ser acionado quando existem indícios de determinadas ações específicas que possam comprometer e lesar o bem-estar social e econômico do povo”.

Leia também:
Exclusivo: deputado propõe comissão pra linkar CPI da Energisa de Rondônia com casos denunciados em João Pessoa

Foi com essa linha de raciocínio que o deputado estadual Felipe Leitão, que preside o diretório municipal do DEM na Capital, fez referência à possibilidade do mecanismo legislativo ser acionado para investigar possíveis atos arbitrários, e até mesmo ilícitos, da empresa Energisa, que atua na Paraíba como concessionária no fornecimento de energia elétrica.

Leitão, em entrevista exclusiva ao PB Agora citou a importância do mecanismo, informando, em gesto republicano, estar disposto a adotar pensamento similar ao seu colega de Casa, Cabo Gilberto (PSL), que se propôs a conversar com a bancada oposicionista para buscar as assinaturas necessárias a fim de protocolar o pedido de instalação de uma CPI.

“Vou levar o tema aos colegas da bancada de situação. A partir daí, vamos observar o que acontecerá. Vamos discutir à exaustão o tema até chegar em um consenso”, frisou o parlamentar.

“É claro que estou junto nessa luta. Vou conversar com os colegas de bancada. Trata-se de uma convergência entre dois colegas. Dois parlamentares eleitos pelo povo de forma democrática. E aqui, independente de bandeiras partidárias, fomos eleitos para representar o povo, e como tal venho disponibilizando minha legislatura às questões sociais, por isso apoio qualquer expediente que possa contribuir para melhorias sociais e combate às injustiças”, salientou Leitão.

O deputado, que integra a bancada dos parlamentares integrantes do chamado G12, alinhado ao Palácio da Redenção, mas com certa autonomia à política adotada pelo Executivo, informou que cerrará fileira ao lado do seu colega de Casa, Cabo Gilberto, a fim de buscar as assinaturas necessárias para protocolar o pedido de instalação de uma CPI no intuito de investigar possíveis desmandos e atos ilícitos praticados pela Energisa.

Em tempo, a Energisa está sendo alvo de CPIs nos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. As denúncias que motivaram a instalação do dispositivo nessas unidades federativas vão desde a suspeita de adulteração dos medidores de energia, contratos irregulares com órgãos fiscalizadores até o chamado “fio preto”, mecanismo fraudulento para incriminar consumidores, colocando-os na condição de furtadores de energia

Em bom português, aqueles que adotam o famoso “gato” para desviar energia elétrica sem custos e de forma criminosa.

 

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Juliana Cunha Lima celebra lembrança para vice de Efraim, mas mantém ALPB no radar

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, confirmou que o seu nome segue sendo…

15 de fevereiro de 2026

Cidade do Forró vira atração da alta estação e estende programação até terça de Carnaval

A Cidade do Forró, novidade que estreou em 2026 junto com o Festival Forró Verão,…

15 de fevereiro de 2026

PMJP convoca mais de 260 cuidadores voluntários para passarem por processo de formação

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de…

15 de fevereiro de 2026

Escolas de Samba levam cor e ritmo ao Carnaval Tradição de João Pessoa neste domingo

O Carnaval Tradição de João Pessoa ganha mais vida com a apresentação das escolas de…

15 de fevereiro de 2026

Coautor da Lei Seca, Ruy alerta sobre altos índices de acidentes na PB e defende reforço nas fiscalizações durante período carnavalesco

Coautor da Lei Seca e voz ativa na defesa da vida, o deputado federal Ruy…

15 de fevereiro de 2026