Categorias: Política

ES e RJ pressionam Dilma para rejeitar substitutivo de Vital

PUBLICIDADE

ROYALTIES: Estados do RJ e ES farão protesto hoje para pressionar Dilma a não sancionar substitutivo de Vitalzinho

Bancadas do Rio e ES organizam protestos em rodovia, para pressionar o governo a não sancionar substitutivo de Vitalzinho no projeto dos Royalties

As bancadas do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo no Congresso Nacional decidiram adotar estratégias tidas pelos parlamentares como de advertência ao governo federal para que não sancione o projeto de redistribuição das quantias originárias dos royalties do petróleo.

Hoje, será interditado no Espírito Santo, das 8h às 11h, o trecho norte da BR-101, que liga o Estado à Bahia, na altura do município de Pedro Canário. Na mesma BR-101, na terça-feira, será fechado parte do trecho entre o município de Campos dos Goytacazes, o principal do Norte Fluminense, e a divisa entre os Estados do Rio e do Espírito Santo. Reunidos na semana passada, deputados e senadores dos dois Estados – principais produtores de petróleo no Brasil – resolveram agir para impedir que a presidente Dilma Rousseff sancione o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), já aprovado no Senado e prestes a ser submetido à apreciação da Câmara dos Deputados.

A primeira medida foi tomada ontem. O senador Magno Malta (PR-ES)entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de liminar para que suste o trâmite do substitutivo do Senado para a Câmara. No mandado de segurança, Malta argumenta que a mesa diretora do Senado, ao colocar em votação o projeto de Rêgo, "atacou uma das cláusulas pétreas da Constituição, que é o pacto federativo". "Quero impedir essa tramitação (para a Câmara). É preciso ganhar tempo. O País precisa entender o que está acontecendo, precisa entender o que são os royalties e o que eles representam. Precisamos chamar a atenção da Nação para o que está acontecendo", afirmou o senador, que não descarta a adoção de medidas "mais extremadas" nas próximas semanas.

Após a reunião, os deputados e senadores formaram quatro grupos de trabalho. Cada um deles terá tarefas específicas na tentativa de que os Estados não percam as parcelas atuais dos royalties. Malta é o líder do grupo de mobilização. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) comanda a equipe que estuda as medidas jurídicas.

Garotinho anunciou ontem que na próxima terça-feira apresentará às bancadas a proposta de um segundo mandado de segurança a ser impetrado no STF. Com o objetivo de evitar que a Câmara vote o projeto do senador da Paraíba, o mandado questionará a legalidade do projeto que tira os royalties dos Estados produtores. No mesmo dia, das 10h às 13h, Garotinho organiza a interdição da BR-101. "Depois estamos preparando o fechamento da Via Dutra (estrada entre o Rio e São Paulo), mas ainda não fixamos uma data", disse.

No dia 10, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), convoca uma manifestação pelos royalties em que pretende reunir cerca de 100 mil pessoas no Centro do Rio. O funcionalismo público será liberado do serviço à tarde para comparecer ao ato público. No mesmo dia, em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) planeja uma manifestação na Praça dos Namorados. Um dia depois, na vizinha Vila Velha, será realizado um megaespetáculo com duplas sertanejas, em protesto contra o projeto aprovado pelo Senado.

 

Redação

Com Estadão

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Paraíba confirma quarta morte por dengue em 2024 e vacinação é ampliada

Mais uma morte provocada por dengue é registrada na Paraíba. A Secretaria de Estado de…

3 de maio de 2024

Capturado no RN homem que matou outro a pedradas em Campina Grande ainda no ano de 2000

Na manhã de hoje, 3 de maio, a Polícia Civil da Paraíba, em ação conjunta…

3 de maio de 2024

João coloca forças de segurança da PB à disposição do RS: “Auxiliar no socorro às vítimas”

Nesta sexta-feira (03), o governador da Paraíba, João Azevêdo, emitiu uma declaração de solidariedade ao…

3 de maio de 2024

Jurídico da ALPB considera “frágil” ação contra a posse da Mesa Diretora: “Tanto que o próprio PSDB pediu desistência”

Nesta sexta-feira (03), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se pronunciou sobre a ação movida…

3 de maio de 2024