Categorias: Política

Orla de JP: entidade repudia tentativa de liberar espigões

PUBLICIDADE

Estando do lado dos construtores que querem implementar na orla de João Pessoa, espigões o deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) apresentou uma Emenda a Constituição estabelecendo permissão para construção de “espigões” na orla marítima. Tal propositura recebeu criticas do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento da Paraíba (IAB.pb), que divulgou no site da instituição uma nota técnica conjunta defendendo o respeito à Constituição Estadual de 1989, que estabelece normas com relação à altura (gabarito) dos empreendimentos erguidos à beira-mar da Paraíba.

“A nossa Constituição foi feita em 1989 e eu respeito a realidade da época, mas hoje nós contamos com pouquíssimos hotéis e acho que precisamos fazer algumas alterações. Acho que vamos ganhar com muito mais hotéis, consequentemente, com muito mais emprego e geração de renda”, disse o parlamentar estadual, ao destacar que, ao contrário do que existe em outras cidades, não se tratariam de edifícios elevados demais e com outro critério previamente estabelecido que seria somente para construção de hotéis.

Com base na sua PEC (Proposta de Emenda à Constituição) os prédios da orla terão altura máxima de doze andares, nivelando-se, no caso, com o edifício Marques de Almeida que fica vizinho à Fundação Casa de José Américo, anterior à Constituição.

A critica do IAB.pb, foi somada a do manifesto encabeçado pelo Instituto Soma Brasil, observatório paraibano de transparência pública. As duas entidades integram o projeto BrCidades, rede nacional que congrega várias entidades, movimentos sociais, coletivos e estudantes que lutam por uma agenda urbana popular para o Brasil. “Ela é a Carta Magna do Estado. Respeitar uma Constituição é respeitar o que foi decidido em uma assembleia constituinte, os princípios democráticos do Estado de direito. Se existem propostas de emendas constitucionais, elas só serão legítimas e consolidadas quando o rito para que isso seja aprovado seja respeitado também”, disse o presidente do IAB.pb e coordenador do BrCidades, Pedro Rossi, afirma que o respeito à Constituição está ancorada na defesa da democracia.

Você também é contrario a construção de espigões na orla paraibana, então comente no formulário contrario à construção de espigões na orla paraibana. De acordo com Pedro Rossi, o documento será entregue à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba como expressão da vontade popular. Veja:  https://iabpb.org.br/2019/10/25/nota-tecnica-conjunta-espigoes-na-orla-de-joao-pessoa/

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Amidi e API emitem nota repúdio à conduta injuriosa do deputado Walber contra jornalista e imprensa da PB

Associação de Mídia Digital (Amidi) e a Associação Paraibana de Imprensa (API) emitiram uma nota…

4 de maio de 2024

Açude particular rompe em Bananeiras; Defesa Civil e órgãos competentes avaliam danos

A Prefeitura de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano, divulgou um comunicado oficial em resposta ao…

4 de maio de 2024

Quatro pessoas ficam feridas e BMW é destruída em capotamento na BR-230

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde deste sábado (04) em Santa Rita,…

4 de maio de 2024

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024