Categorias: Política

Decidido: Luciano Cartaxo mantido vice de Maranhão

Só falta a confirmação oficial, mas a decisão já foi encaminhada: Luciano Cartaxo vai ser mesmo confirmado como vice de Maranhão para as eleições deste ano. Digo isso ao analisar a sucessão de fatos ocorridos nos últimos dias e após o tão badalado almoço entre José Maranhão e José Dirceu.

O vice dos sonhos de Maranhão era Veneziano. Isso o próprio Maranhão se encarregava de dizer a todo mundo. Após a decisão de Veneziano – ocorrida sem traumas, embora parte da imprensa tenha mantido esta tese – a ‘batida do bombo’ mudou. Se antes Vené era tido como anseio definitivo, depois do dia 5 de abril Maranhão passou a admitir outras hipóteses.

É, o governador pode até ter pensado em alternativas. Se pensou, já passou. E a senha para a decisão de Maranhão em manter Luciano Cartaxo vem sendo dita por Veneziano e Vital Filho desde que os dois estiveram com Maranhão, semana passada: a indicação de Luciano Cartaxo para vice de Maranhão não significa, apenas, a presença de Luciano Cartaxo na chapa, mas sim do PT.

E quem é o PT na eleição de 2010? A resposta é fácil: é, por exemplo, o partido do excelente tempo de TV para o Guia Eleitoral. Ou pode ser também o partido que tem o melhor cabo eleitoral do país: o presidente Lula. “Quem não quer ter Lula no palanque pedindo votos para si” – pergunta Vitalzinho, entrevistas afora. Alguém ousa responder que não quer, sobretudo aqui no Nordeste, onde os índices de popularidade do homem pipocam a cada dia? – pergunto eu.

Mas aí alguém pode dizer: É, mas Lula pode subir no palanque de Maranhão e de Ricardo Coutinho, que são, os dois, aliados seus, de dois partidos d sua base, nacionalmente. E respondo de bate-pronto, também: sobe não. Não sobe porque os inimigos do Lulismo, hoje, estarão com Ricardo Coutinho na campanha – a se confirmar a configuração atual: o DEM e o PSDB.

Pra completar, um passarinho me contou que a palavra que faltava a José Maranhão para bater o martelo foi dada por José Dirceu, no almoço entre os dois. Depois do aceno da turma de Ricardo Coutinho para Cartaxo, oferecendo-lhe, gentilmente, a vice, Dirceu deu a senha, afirmando que o PT quer compor com Maranhão.

E mais: Dirceu também descartou a possibilidade de Luis Couto ser candidato ao Senado, numa coligação com os pemedebistas. O próprio Couto deixa claro a sua indisposição de marchar ao lado de Maranhão na campanha. Cá pra nós, dando aquela forcinha pra Luciano Cartaxo, né? Com essa postura, ele mostra que já tomou a decisão de ser candidato a deputado federal.

Diante deste cenário, é só esperar para se confirmar o que estamos afirmando hoje. Podem apostar.

Carlos Magno

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026