A Paraíba o tempo todo  |

Decidido: Luciano Cartaxo mantido vice de Maranhão

Só falta a confirmação oficial, mas a decisão já foi encaminhada: Luciano Cartaxo vai ser mesmo confirmado como vice de Maranhão para as eleições deste ano. Digo isso ao analisar a sucessão de fatos ocorridos nos últimos dias e após o tão badalado almoço entre José Maranhão e José Dirceu.

O vice dos sonhos de Maranhão era Veneziano. Isso o próprio Maranhão se encarregava de dizer a todo mundo. Após a decisão de Veneziano – ocorrida sem traumas, embora parte da imprensa tenha mantido esta tese – a ‘batida do bombo’ mudou. Se antes Vené era tido como anseio definitivo, depois do dia 5 de abril Maranhão passou a admitir outras hipóteses.

É, o governador pode até ter pensado em alternativas. Se pensou, já passou. E a senha para a decisão de Maranhão em manter Luciano Cartaxo vem sendo dita por Veneziano e Vital Filho desde que os dois estiveram com Maranhão, semana passada: a indicação de Luciano Cartaxo para vice de Maranhão não significa, apenas, a presença de Luciano Cartaxo na chapa, mas sim do PT.

E quem é o PT na eleição de 2010? A resposta é fácil: é, por exemplo, o partido do excelente tempo de TV para o Guia Eleitoral. Ou pode ser também o partido que tem o melhor cabo eleitoral do país: o presidente Lula. “Quem não quer ter Lula no palanque pedindo votos para si” – pergunta Vitalzinho, entrevistas afora. Alguém ousa responder que não quer, sobretudo aqui no Nordeste, onde os índices de popularidade do homem pipocam a cada dia? – pergunto eu.

Mas aí alguém pode dizer: É, mas Lula pode subir no palanque de Maranhão e de Ricardo Coutinho, que são, os dois, aliados seus, de dois partidos d sua base, nacionalmente. E respondo de bate-pronto, também: sobe não. Não sobe porque os inimigos do Lulismo, hoje, estarão com Ricardo Coutinho na campanha – a se confirmar a configuração atual: o DEM e o PSDB.

Pra completar, um passarinho me contou que a palavra que faltava a José Maranhão para bater o martelo foi dada por José Dirceu, no almoço entre os dois. Depois do aceno da turma de Ricardo Coutinho para Cartaxo, oferecendo-lhe, gentilmente, a vice, Dirceu deu a senha, afirmando que o PT quer compor com Maranhão.

E mais: Dirceu também descartou a possibilidade de Luis Couto ser candidato ao Senado, numa coligação com os pemedebistas. O próprio Couto deixa claro a sua indisposição de marchar ao lado de Maranhão na campanha. Cá pra nós, dando aquela forcinha pra Luciano Cartaxo, né? Com essa postura, ele mostra que já tomou a decisão de ser candidato a deputado federal.

Diante deste cenário, é só esperar para se confirmar o que estamos afirmando hoje. Podem apostar.

Carlos Magno


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe