Categorias: Política

O descrédito da imprensa na Paraíba

PUBLICIDADE

Começamos a semana com a repercussão de uma denúncia com ares de extrema gravidade: o Governo do Estado teria censurado um programa da TV Máster. Embora o “acompanhamento editorial” (entenda-se pressão) por parte dos poderes públicos, grandes financiadores da mídia paraibana, esteja longe de ser prática nova, ação supostamente tão explícita e enfática de plena censura, como foi divulgado inicialmente que teria ocorrido, causou reboliço na Paraíba.

Em seguida, versões foram contrapostas, e hoje leio e ouço declarações de alguns dos envolvidos no episódio da TV Máster, revelando, de própria boca, o lado oculto da história, que não teria sido como eles mesmos contaram no primeiro momento.

Juntando a versão inicial, as repercussões intermediárias e as revelações de última hora, temos, acumulados no triste episódio, um verdadeiro e deplorável exemplo do que se tornou a mídia paraibana: um meio imoral, de jogatinas e negociatas, de manipulação descarada da informação.

O paraibano não acredita naquilo que lê, ouve e escuta. E faz muito bem. A mesma informação, o mesmo fato, ganha versões diametralmente opostas nos veículos de comunicação, a depender de quem é o dono ou quem banca a empresa ou o profissional.

Descobriu-se que não é preciso censurar pela força, porque há meio mais eficiente de fazer a imprensa dizer o que se quer: compra-se. É mais simples, mais prático, menos problemático, e funciona muito melhor. Não é em vão que criamos, nestas terras, novos tipos de profissionais: o “personal jornalista”, o “personal radialista”, o “personal blogueiro”.

Para ser considerado bom personal, o sujeito não precisa escrever ou falar bem, basta apenas ter perfil de capacho, ser subserviente irrestrito, fazer de quase tudo pelo dinheiro e “fama”. Ser, portanto, uma espécie de prostituta da informação. Nisso diferenciamos, por exemplo, o digno assessor de imprensa de “personal jornalista”.

Esses tipos acabam alimentando uma maledicência que virou moda na Paraíba: todo mundo quer condenar os jornalistas, ensinar lições de isenção. Se falamos ou escrevemos algo que desagrade aos maranhistas, somos cassistas; se os cassistas não gostam, somos maranhistas. E isso embora haja, proporcionalmente, tanto eleitor canalha quanto jornalista canalha.

Falar é fácil. Principalmente sob o manto do anonimato. Difícil é ser jornalista na Paraíba (o mesmo vale para os radialistas). Expor-se em público, ousar revelar a opinião num Estado em que as paredes têm ouvidos, e onde é impossível não desagradar sempre a algum grupinho de poder.

Jornalista é gente, tem barriga, tem família, filhos a sustentar, contas a pagar. Para isso, não tem que virar calhorda, porém, todos os dias, precisa calar um pouco. E a opinião por força digerida em silêncio desce com sabor azedo, provoca diários arrotos chocos porque é indigerível. Porém, não dá para falar tudo o que se gostaria. O “personal” não tem esse problema, porque não tem opinião, já que não é pago para pensar, ter opinião própria.

A grande miséria da imprensa é a forma como é estabelecido o setor. Para os veículos onde requer-se concessão pública – rádio e TV – essas concessões vão parar nas mãos de políticos. Aí, manda quem é dono. Para aqueles que não carecem da concessão – impresso e internet – o Estado, municípios e poderes legislativos são os grandes financiadores. Aí, manda, quem tem o dinheiro.

Quando os poderes públicos atrasam os pagamentos, os mesmos veículos que só falavam bem descem o sarrafo, até quitação ou negociação da dívida. Isso é velho. Isso é mau. O pior é que a imprensa é o termômetro da democracia. Quanto mais independente, mais sólido o sistema democrático. Logo, observamos quanto anda mal das pernas a democracia no Brasil e, ainda mais, aqui na nossa Paraíba.

Sim, temos censura. Não é pela força da violência, mas pelo poder do dinheiro. Sim, temos censura. Mas não foi inventada por este Governo. A informação na Paraíba virou uma mentira. A mentira na Paraíba ganha versões de verdade. A verdade dilui-se na mentira generalizada, e ninguém sabe mais onde a verdade está.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024