Wilson Braga lembra Salomão Gadelha na Câmara Federal

 

O deputado Wilson Braga (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara Federal, na tarde desta segunda-feira 29, para homenagear, post-mortem, o ex-prefeito do município de Sousa, Salomão Gadelha, falecido, na semana passada, em trágico acidente automobilístico no Sertão da Paraíba.

O parlamentar ressaltou, em seu discurso, o espírito de empreendedorismo de Salomão, como administrador público e empresário, também enaltecendo o aspecto democrático de sua formação política, tanto do ponto de vista teórico quanto prático.

No binômio empresário-administrador, Wilson Braga pinçou algumas das principais realizações do homenageado, dando destaque, por exemplo, à municipalização dos serviços de saúde da cidade de Sousa, com imediata aquisição dos benefícios do SAMU, instalação do CAPS, do Centro Cultural Banco do Nordeste e da Ortoclínica.

Ainda no capítulo da saúde pública, conforme avalia Braga, Salomão Gadelha merece ser lembrado por mais um gestão de extrema ousadia administrativa: a municipalização dos serviços de água e esgoto da “cidade sorriso”, o que tem servido de paradigma a outras administrações.

Num plano de ação ainda mais dilatado, ele vinha desenvolvendo gestões para que se viabilizem investimentos de exploração de petróleo na região polarizada por Sousa e outras partes do Sertão paraibano – inclusive cogitando a instalação de uma gerência da Petrobras, na cidade -, e vinha tendo efetiva participação nos debates em torno da transposição de água do Rio São Francisco.

Iniciativa privada – Por fim, Wilson Braga enfatizou a inata vocação de Salomão Gadelha, também para a iniciativa privada. Lembrou que ele, ainda muito jovem, assumiu o gerenciamento dos negócios do pai, ex-deputado federal José de Paiva Gadelha, numa indústria de beneficiamento de algodão, em emissoras de radiodifusão e no ramo de hotelaria. Já mais adiante, Salomão ousa – como recorda o ex-governador paraibano – construir proeminente shopping center, em Sousa, surpreendendo toda a população de Sousa e, de um modo geral, da região sertaneja. “Se ele não pôde realizar, por inteiro, esse sonho seu, isso pouco importa; o que se conta, nesse caso, é que ele deixou um ideal de crescimento e de futuro plantada na consciência do valente e lutador povo da cidade de Sousa”, disse Braga, causando comoção a todo o plenário da Câmara, solidarizando-se, mais uma vez, com a família enlutada, nas pessoas do deputado federal Marcondes Gadelha, do presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Buega Gadelha, e do secretário de Infra-Estrutura do Estado, Renato Gadelha.

 

 

 

Ascom

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Após Dra. Paula, mais um oposicionista deve tirar licença na Assembleia

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba deve registrar mais uma alteração, após a o pedido de licença da deputada Dra. Paula (PP). Quem deve afastar-se da Casa…

Áudio revela articulação de Bolsonaro para tirar líder do PSL

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi gravado nesta quarta-feira à tarde pedindo o apoio de deputados da legenda para destituir o líder do partido na Câmara, Delegado Waldir, que acabou…