Categorias: Política

Baseado na Lei da Ficha Limpa, MP Eleitoral impugna 749 candidaturas

PUBLICIDADE

Um levantamento divulgado pelo Ministério Público Eleitoral, nesta terça-feira (18/9), mostra que 749 candidaturas foram constestadas por se enquadrarem na Lei da Ficha Limpa. Quase um terço do número total de registros impugnados, de 2.636 – 9,1% dos 28.949 pedidos protocolados para os cargos majoritários e proporcionais. As demais contestações são decorrentes de outros critérios previstos em lei. 

 

Dos casos impugnados pelo MP com base na Lei da Ficha Limpa, 278 são por causa de condenações pela Justiça e 174 de rejeições de contas públicas por Tribunais de Contas."Neste último caso, a verificação das informações foi facilitada pelo acordo firmado entre o MP Eleitoral e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas, assim como pelo apoio do Tribunal de Contas da União (TCU)", afirmou. 

 

Entre o caso mais emblemático está o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era cabeça da chapa petista ao Planalto e marcharia ao lado do até então vice, Fernando Haddad (PT). Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso tríplex, investigação no âmbito da Operação Lava-Jato.

 

Ainda segundo o MP, "além das impugnações de registro de candidatura, foram contestados pelo MP Eleitoral 105 DRAPs (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários), que incidem sobre o conjunto de candidatos de um mesmo partido que concorrem às eleições proporcionais e majoritárias em uma unidade da federação". E completa: "A regularidade do DRAP é pré-requisito para participação do partido na eleição. Entre os motivos para contestação, está o descumprimento da cota de gênero definido pela legislação eleitoral. A norma determina que cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo". 

 

Redação 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Últimas notícias

ABC vence no Marizão, assume liderança e complica situação do Sousa

O ABC conquistou uma importante vitória fora de casa ao derrotar o Sousa por 1…

25 de abril de 2026

Empate no Amigão: Treze reage, mas Serra Branca segura 1 a 1 pela Série D

Em um jogo movimentado no Estádio Amigão, em Campina Grande, Treze e Serra Branca empataram…

25 de abril de 2026

Em CG, IFood é multado em R$ 50 mil por falha em entrega e negar reembolso

O Procon de Campina Grande aplicou uma multa no valor de R$ 50 mil à…

25 de abril de 2026

Lucas Ribeiro reúne secretariado na próxima segunda-feira para alinhar gestão

O governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, anunciou que fará uma reunião com os secretários estaduais…

25 de abril de 2026

Governo anuncia proposta de elevar mistura de etanol na gasolina para 32%

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nessa sexta-feira (24) que o governo…

25 de abril de 2026

Dois suspeitos de tráfico são presos e armas apreendidas em operação em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nessa sexta-feira (24), dois homens suspeitos de tráfico de…

25 de abril de 2026