A Paraíba o tempo todo  |

Baseado na Lei da Ficha Limpa, MP Eleitoral impugna 749 candidaturas

Um levantamento divulgado pelo Ministério Público Eleitoral, nesta terça-feira (18/9), mostra que 749 candidaturas foram constestadas por se enquadrarem na Lei da Ficha Limpa. Quase um terço do número total de registros impugnados, de 2.636 – 9,1% dos 28.949 pedidos protocolados para os cargos majoritários e proporcionais. As demais contestações são decorrentes de outros critérios previstos em lei. 

 

Dos casos impugnados pelo MP com base na Lei da Ficha Limpa, 278 são por causa de condenações pela Justiça e 174 de rejeições de contas públicas por Tribunais de Contas."Neste último caso, a verificação das informações foi facilitada pelo acordo firmado entre o MP Eleitoral e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas, assim como pelo apoio do Tribunal de Contas da União (TCU)", afirmou. 

 

Entre o caso mais emblemático está o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era cabeça da chapa petista ao Planalto e marcharia ao lado do até então vice, Fernando Haddad (PT). Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso tríplex, investigação no âmbito da Operação Lava-Jato.

 

Ainda segundo o MP, "além das impugnações de registro de candidatura, foram contestados pelo MP Eleitoral 105 DRAPs (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários), que incidem sobre o conjunto de candidatos de um mesmo partido que concorrem às eleições proporcionais e majoritárias em uma unidade da federação". E completa: "A regularidade do DRAP é pré-requisito para participação do partido na eleição. Entre os motivos para contestação, está o descumprimento da cota de gênero definido pela legislação eleitoral. A norma determina que cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo". 

 

Redação 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe