A Polícia Militar concluiu a capacitação de 18 policiais para atuação em operações rurais e de enfrentamento a grupos criminosos que atuam contra instituições financeiras. Os policiais foram formados na nova turma do Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (COSAC), que começou em agosto, no município de Pocinhos, a 30 quilômetros de Campina Grande, e terminou nesta semana, após 396 horas/aula.

Durante o período de capacitação, os alunos conheceram a doutrina do curso, que apresenta 16 disciplinas práticas e teóricas que vão desde topografia, análise de cenários e identificação de riscos, técnicas de montanhismo, operações helitransportadas, planejamento de operações, e a padronização de procedimentos, para enfrentamento mais qualificado de grupos criminosos.

“Além do treinamento do policial militar para conflitos em ambientes adversos, o diferencial deste curso é a sua parte teórica, que agrega conhecimento para planejamento de ações, elementos psicossociais para entender o Nordeste, estudos da fauna e flora da caatinga, além das técnicas de sobrevivência, tudo isto para maximizar a ação do policial”, disse o capitão Wherick Felício, coordenador do curso e comandante do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC).

Somente os policiais formados por este curso estão aptos para compor o GEOsAC, que é o responsável pela formação da doutrina de operações rurais na Paraíba, sendo efetivo de pronto-emprego, subordinado diretamente ao comandante geral, e com atuação em todo o estado.

Segundo o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, a realização deste curso é mais um ganho para segurança pública no combate especializado aos crimes nas áreas rurais e contra instituições financeiras. Na última edição do curso foram capacitados 30 policiais. “Os policiais militares que concluíram o COSAC serão mais uma ferramenta para compor nosso sistema de segurança, buscando enfrentar as modalidades criminosas”, declarou.

 



Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Tragédia: motorista perde controle de carro e mata mulher e criança em Areia

Um homem suspeito de ter ingerido bebida alcoólica perdeu o controle do carro, atropelou uma família e matou na hora uma criança de 10 anos. A tragédia, que revoltou a…

Esposa esfaqueia marido após discussão, em Mamanguape

Após chegar em casa bêbado um homem terminou sendo esfaqueado pela esposa na noite de ontem (22), na cidade de Mamanguape. Segundo informações iniciais da polícia, a vítima teria sido…