Categorias: Paraíba

Vice-governadora, secretária de Tecnologia e presidente da Anid apontam legados do IGF

PUBLICIDADE

 A vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, avaliou a realização da 10ª edição do Fórum de Governança da Internet (IGF 2015), organizado pela ONU e parceiros, com apoio dos governos federal e estadual, na Paraíba. “Estamos orgulhosos pelo sucesso do evento, acho que a Paraíba está de parabéns por sediar um evento que levou o nome de nosso estado para mais de 170 países”, destacou.

 

“Aqui foram discutidas várias sugestões, propostas e partiram daqui para o mundo todas essas ideias, então o Governo da Paraíba também está de parabéns por ter atraído o IGF graças à construção deste importante equipamento [Centro de Convenções]”, completou Lígia Feliciano, acrescentando que ficará para a Paraíba um legado intelectual, no turismo e também no setor de serviços de internet.

 

“Fizemos contatos com executivos da Google, com outras empresas e com o ministro das Comunicações. Portanto, tenho certeza que cada vez mais a internet será levada à toda Paraíba, aumentando o número de paraibanos com acesso a esse meio de comunicação”, pontuou.

 

Para a secretária executiva de Estado da Ciência e Tecnologia, Francilene Garcia, o sucesso do IGF 2015 foi exatamente assegurar mais um novo ciclo de fóruns de Governança da Internet, já que o primeiro ciclo de dez anos foi concluído com esta 10ª edição realizada em João Pessoa. Em dezembro, em Nova Iorque, a ONU avalia a manutenção do fórum por mais um ciclo.

 

Outro legado importante que fica para o Brasil, de acordo com a secretária, a partir da contribuição que o IGF de João Pessoa trouxe, é que neste momento se discute a regulamentação do marco civil da internet, através do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr), do qual ela é conselheira.

 

“A Paraíba soube aproveitar as agendas paralelas que ocorreram durante o IGF. Tivemos a oportunidade de encontrar vários líderes empresariais, embaixadores, importantes investidores, mostrando quais são as potencialidades da Paraíba e de que forma a gente pode avançar, então são vários legados em várias dimensões e os paraibanos ainda vão ouvir falar muito de agendas que foram construídas aqui no IGF”, ressaltou Francilene.

 

Para o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques, que é conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr), e participou de cinco edições do Fórum de Governança da Internet, incluindo a de João Pessoa, o evento foi um marco e foi possível avançar em muitas propostas que vêm sendo discutidas nos últimos anos. “Para o bem da internet, as coisas estão dando certo, porque se não houver esse diálogo ela acaba. É uma estrutura consolidada, porém, frágil já que é uma rede, depende de acordos, de protocolos, de modelos”, pontuou.

 

Percival salientou que um dos legados que o IGF vai gerar na Paraíba é o despertar de milhares de estudantes, jovens que a partir da realização do fórum da ONU vão direcionar seus estudos com mais atenção ao que vem debatendo a Governança da Internet. “Ganhamos em quantidade de pessoas, em investimentos, e pelos próximos anos vamos colher os frutos desse Fórum”, complementou.

 

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Centro de Convenções de João Pessoa está entre os sete maiores do país

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, o Centro de Convenções de João Pessoa é…

17 de maio de 2024

Opinião: Aqui todos sofrem!

Dias duros e difíceis são os vividos nessas três últimas semanas no estado do Rio…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024

Polícia prende quatro suspeitos de ataque a tiros em comunidade de Lucena, no Litoral Norte

Na tarde desta sexta-feira (17), a Polícia Militar realizou uma operação para pender o bando…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Pessoa registra 35,58 mm de chuvas em 12 horas e Defesa Civil monitora áreas de risco

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) monitora, in loco, as áreas de…

17 de maio de 2024