Categorias: Paraíba

Vice-governador Rômulo Gouveia homenageia os 83 anos da morte do ’presidente’ João Pessoa

PUBLICIDADE

Uma missa na Igreja da Misericórdia e uma solenidade cívica na Praça João Pessoa, seguida de visita ao mausoléu, lembraram, nesta sexta-feira (26), o 83º aniversário de morte do ex-presidente João Pessoa, assassinado em 26 de julho de 1930, no Recife. O vice-governador Rômulo Gouveiarepresentou o estado na solenidade.

“Celebrar o 26 de julho na Paraíba é acima de tudo o resgate da história, da memória, para que as novas gerações possam conhecer seus grandes vultos e a Paraíba é rica na história e nos homens que dignificaram a política, a música, a cultura, e é responsabilidade do Governo registrar essa data junto com a família do ex-presidente João Pessoa”, destacou o vice-governador Rômulo Gouveia.

As celebrações tiveram início com missa na Igreja da Misericórdia, no centro da capital. A missa foi celebrada pelo padre Rui Braga, pároco da Basílica Nossa Senhora das Neves. O religioso exaltou as virtudes do ex-presidente João Pessoa.

O jornalista Abelardo Jurema Filho representou a família do homenageado e fez a leitura das preces da comunidade, pedindo “para que os exemplos de civismo do presidente João Pessoa permaneçam sempre vivos no coração dos paraibanos”. O secretário chefe da Casa Civil do Governador, Lúcio Flávio Vasconcelos, e a superintendente da Rádio Tabajara, Maria Eduarda, participaram da missa representando o Governo do Estado, enquanto o deputado estadual João Gonçalves representou a Assembleia Legislativa.

O historiador Wellington Aguiar, em seu pronunciamento, declarou que os paraibanos podem se orgulhar do presidente João Pessoa. “Ele simbolizou a grandeza, a coragem, o civismo, a correção que varreram esta terra em 1930”, enfatizou.

A senhora Nara Pessoa Jurema falou em nome da família na solenidade da Praça João Pessoa: “Hoje, o Négo da nossa bandeira não significa tão somente a rebeldia e o brio de João Pessoa ante à opressão e à imposição dos que se consideravam donos da República, porém, o grito permanente do povo àqueles que eventualmente se insurgem contra o nome de nossa capital, afinal pessoense, sempre pessoense”.

Em seguida, os familiares de João Pessoa e as autoridades depositaram uma coroa de flores no mausoléu do ex-presidente, localizado nos jardins do Palácio da Redenção.

Secom-PB  

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024