Categorias: Paraíba

Vereador da CMJP contesta gestão orçamentária

PUBLICIDADE

O vereador Marcos Henriques (PT) tomou conhecimento de uma série de irregularidades que vêm sendo praticadas na gestão orçamentária do município de João Pessoa, descritas a partir da análise do Relatório de Acompanhamento de Gestão feita recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), os quais produziram a emissão de ALERTA direcionado à prefeitura de João Pessoa. No citado documento a prefeitura é questionada sobre a existência de déficits orçamentários sem que, em decorrência disso, tenha adotado qualquer medida visando corrigir a inconsistência, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outros problemas estão relacionados ao recolhimento dos encargos patronais, pois, segundo o TCE a PMJP tem recolhido bem abaixo de suas obrigações as contribuições previdenciárias e trabalhistas. De acordo com Marcos Henriques isso é preocupante uma vez que ao não honrar com tais obrigações o prefeito sonega e endivida o município, haja vista que um dia tais obrigações seguramente serão cobradas, e com juros, afirma o vereador.

Outro ALERTA que também chamou a atenção do vereador diz respeito ao fato de a prefeitura não estar cumprindo os limites constitucionais de aplicação de recursos na política de manutenção e desenvolvimento do ensino, assim como de não registrar os resultados das aplicações financeiras dos recursos do FUNDEB, como determina a Lei. Outra grave constatação feita pelo Tribunal de Conta diz respeito à elevada quantidade de servidores temporários, que segundo o Relatório apresentado somam 10.740 contratos. Ou seja, 120% mais do que os efetivos e comissionados somados.

O conjunto de informações consta do Processo 110/2017 relativo ao Relatório de Acompanhamento de Gestão emitido pelo TCE no dia 20 de junho do ano em curso.

De acordo com Marcos Henriques, tais questionamentos são pertinentes e necessitam de respostas urgentes no âmbito da gestão orçamentária, pois se não forem sanados seguramente resultarão em prejuízos para toda a cidade. “O momento é delicado e exige do gestor equilíbrio, transparência e, acima de tudo, cumprimento à legislação, pois do contrário quem irá pagar pelos equívocos serão a educação, a saúde e o bem-estar da população, e isso não podemos permitir”, disse o vereador.

Questionado sobre o fato de a Câmara Municipal encontrar-se em recesso, dificultando às ações de fiscalização que são atribuições do legislativo, o vereador informou que pretende agendar uma reunião com o Tribunal de Contas para tomar conhecimento dos problemas e se preparar para o retorno do período legislativo. “Preciso me aprofundar, recolher subsídios e orientações, quem sabe do próprio TCE, para contribuir com o processo de fiscalização de forma responsável e qualificada, mas de antemão posso afirmar que também irei à prefeitura em busca de respostas e de medidas corretivas”.

 



Do Blog do Diego LIma

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

DATA E LOCAL MARCADOS: Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024

Chico Mendes abre portas para Romero e diz que grupo de João está consolidado em unir oposições em CG

Na busca pela unidade da oposição em Campina Grande, o deputado estadual Chico Mendes (PSB),…

16 de maio de 2024

Clubes gaúchos pedem paralisação total da Série C até o fim de maio

Em meio a volta da elevação do nível do rio Guaíba e previsão de piora…

16 de maio de 2024