Categorias: Paraíba

Veja como e quando águas da transposição chegam à PB

PUBLICIDADE

As águas oriundas do Programa de Integração do Rio São Francisco, através Eixo Leste chegarão ao alto Rio Paraíba no município de Monteiro, no início do mês de março, sendo conduzidas, pelo próprio rio até a Barragem Boqueirão (Pres. Epitácio Pessoa), seguindo até a Barragem Acauã, beneficiando nesse primeiro momento aproximadamente 900 mil pessoas em toda a região do cariri e região metropolitana de Campina Grande, um total de 44 municípios.

As águas do PISF assegurarão o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico.

O primeiro manancial a receber as águas do PISF será a Barragem de Poções, o qual já poderá atender as necessidades da população do município de Monteiro, uma vez que a cidade já detém de sistema adutor com tratamento da água.

Pelo caminho das águas no Rio Paraíba, a Companhia de Água da Paraíba – CAGEPA já projetou e está executando obras de caráter emergencial, como uma estrutura de captação no leito do rio para integrar-se ao Sistema Adutor do Congo, uma vez que o manancial que abastece esse sistema adutor encontra-se em colapso. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em até no máximo 30 dias, beneficiando cerca de 58 mil habitantes, nos municípios de Monteiro, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Amparo, Prata, Ouro Velho, Coxixola, Gurjão, Santo André, Parari, São José dos Cordeiros e Livramento.

Em seguida, a água do Velho Chico segue pelo Rio Paraíba passando pela Barragem Camalaú eBoqueirão. Estima-se que esse trajeto de aproximadamente 130 km leve em torno de 30 a 45 dias.

Com a chegada das águas a Barragem de Boqueirão, o qual se encontra com apenas 4,0% da sua capacidade acumulação, as águas do Velho Chico já beneficiarão cerca de 716 mil habitantes, em um total de 18 municípios sendo eles, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras, destacando a segunda maior cidade da Paraíba, o município de Campina Grande.

 

As águas ainda seguiram pelo rio até a Barragem Acauã que beneficiarão ainda nesse primeiro momento, os sistemas adutores com captação na referida barragem, em um total de 12 cidades, aproximadamente 132 mil pessoas. Destacamos a construção do Canal das Vertentes Litorâneas que tem sua captação na referida Barragem e que com a sua conclusão beneficiarão mais 630 mil habitantes.

 



Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da Câmara de Pedras de Fogo ‘derrapa’ na legislação, assume gestão em período vedado e pode ficar inelegível

Nos bastidores políticos da cidade de Pedras de Fogo não se fala em outra coisa…

24 de maio de 2024

João recebe de Fátima Bezerra título de “Mestre de Obras” de Maranhão e pontua: “Me inspira a trabalhar cada vez mais”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, foi homenageado com um reconhecimento simbólico que destaca sua…

24 de maio de 2024

Homem é preso em João Pessoa suspeito de abusar de criança de seis anos

Nessa quinta-feira (23), um homem foi preso em flagrante sob suspeita de estuprar uma criança…

24 de maio de 2024

Cícero destaca poder transformador da Educação Pública durante pré-estreia do curta ‘Esperançar’

Depois de encantar plateias de teatros, escolas e festivais, o espetáculo ‘Esperançar’, dos alunos do…

24 de maio de 2024

Prévia d’O Maior São João Mundo começa neste sábado (25), em Galante; veja a programação completa

O Distrito de Galante já tem data para começar o forró que marcará a abertura…

24 de maio de 2024

Operação conjunta das Polícias Militares da PB e PE combate tráfico de drogas na divisa dos estados

Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta sexta-feira (24) pelas Polícias Militares da Paraíba e…

24 de maio de 2024