Fotos de 13 mil documentos como RGs, CPFs e CNHs, além de dados de 227 milhões de brasileiros, foram colocados à venda em um fórum por dois cibercriminosos. De acordo com a empresa de cibersegurança Syhunt, em relatório enviado ao TecMundo, apenas a amostra possui dados de mais de 2,5 milhões de pessoas.
O vazamento foi encontrado em fóruns onde a venda desse tipo de dados é comercializado. Dois usuários com os apelidos de “YZK” e “Sr_Siriguejo” foram apontados pela Syhunt como os vendedores dos dados:
Ainda não é consenso sobre a origem desses dados e nem quando os mesmos foram realmente acessados indevidamente, porém, segundo os analistas, é fácil perceber nas imagens que podem se tratar de dados de autenticação, provavelmente em algum banco de dados de algum aplicativo que exigia foto como documento para registro.
Como se manter mais seguro?
Sabemos que esses dados podem ser utilizados por pessoas maliciosas como fraudadores para realizar golpes na internet como o Roubo de Whatsapp (Fraude comum utilizada hoje em dia). Então, o ideal é seguir alguns passos:
Com informações de Tecmundo, Canaltech, Syhunt
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…
Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…
Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…