Categorias: Paraíba

UFPB obtém patente de membrana medicinal para tratamento de lesões

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve a carta-patente para uma membrana medicinal com ação antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante. O documento, que garante os direitos de propriedade sobre a tecnologia, foi concedido neste mês pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

A membrana, produzida a partir do polissacarídeo quitosana – presente no exoesqueleto de crustáceos como o caranguejo e o siri – com adição de óleo essencial extraído da planta Lippia sidoides (alecrim-pimenta), foi desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Um dos inventores, o professor do Departamento de Clínica e Odontologia Social da UFPB, Fábio Sampaio, explica que a inovação da pesquisa realizada foi a incorporação do óleo essencial à membrana de quitosana, que já era utilizada de forma medicinal.

De acordo com o pesquisador, o invento – uma espécie de bandagem –, em princípio, deve ficar restrito ao uso clínico por profissionais da Odontologia, para tratamento de aftas, lesões de gengiva e lesões traumáticas da cavidade intrabucal, acelerando a cicatrização. “É um material superversátil e, mais adiante, após novos estudos e testes clínicos, pode ser utilizado para outras lesões de pele”, destacou Fábio.

O pesquisador está otimista quanto à transferência de tecnologia para que seja comercializada e disponibilizada para a sociedade, por meio de parceria com alguma indústria disposta a financiar as próximas etapas, que envolvem testes clínicos, para registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e produção em escala industrial.

“Já temos a matéria-prima, que é a planta nativa para extração do óleo, cultivada no horto medicinal da UFPB, com boa possibilidade de produção do óleo. Agora com a patente, podemos buscar o financiamento e avançar na aplicação do produto”, afirmou Fábio Sampaio. O Horto de Plantas Medicinais, no IpeFarM (Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos), fornece matérias-primas vegetais para pesquisas.

O projeto de desenvolvimento da membrana foi resultado da pesquisa de mestrado da então aluna do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPB, Isabella Barros. A pesquisa contou com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Biomateriais (Nepibio), do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O pedido de depósito da patente foi realizado no final de 2016, junto à Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), e envolve outros cinco inventores, além de Fábio Sampaio e Isabella Barros: Raimundo de Menezes, do Centro de Energias Alternativas Renováveis (CEAR/UFPB), Jocianelle Fernandes (HULW/UFPB), além dos pesquisadores da UFCG Marcus Vinícius Fook, Rosemberg Barbosa e Alessandra Estevam.

Patentes na UFPB – A carta-patente da membrana para tratamento de lesões foi a primeira concedida à UFPB neste ano. Em 2020, foram duas novas concessões de patente, uma para um remédio antibacteriano (patente BR10201303) e outra para um processo de produção de ésteres graxos (patente BR102012017025-6).

De acordo com o ranking dos maiores depositantes residentes no Brasil em 2019, divulgado em setembro de 2020 pelo Inpi, a UFPB manteve a liderança em depósito de patentes no país, com 100 pedidos, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 94 solicitações. As duas instituições paraibanas também lideraram o ranking em 2018, com 90 registros feitos pela UFPB e 82 pela UFCG.

Redação com UFPB
Fotos: Fernando Viana
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024