Categorias: Paraíba

UFPB firmará acordo com Complexo Coremas de geração de energia solar

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve assinar, na semana que vem, um memorando de entendimentos com a empresa Rio Alto Energias Renováveis, que comanda o complexo de usinas de geração de energia solar no município de Coremas, interior da Paraíba. O acordo vai beneficiar a Universidade com potenciais ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A ação faz parte da política de incentivo à energia limpa e renovável e otimização da gestão energética que a Reitoria da UFPB tem apoiado e buscado implementar.

Na última sexta-feira (4), o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, professor Euler Macedo, e os professores Juan Villanueva, assessor de pesquisa, e Flávio Vitorino, assessor de graduação do Centro, foram recebidos pelo presidente do grupo Rio Alto, Edmond Farhat, em visita ao empreendimento que é o maior complexo de energia solar do Brasil.

De acordo com Prof. Euler Macedo, uma das primeiras ações da parceria entre a Universidade e a empresa é a abertura de vagas de estágio para estudantes das áreas de engenharia e energias renováveis da UFPB. Em curto prazo, devem ser abertas até 10 vagas para alunos do CEAR e do Centro de Tecnologia (CT).

Além do estágio, atividade relacionada ao ensino, outra área relevante na parceria é a de pesquisa sobre otimização do processo de produção de energia elétrica. “É um campo vasto de possibilidades de parceria para a UFPB, a exemplo de pesquisas sobre melhoramento da tecnologia utilizada atualmente para geração de energia”, ressaltou Prof. Euler Macedo.

O empreendimento comandado pelo grupo Rio Alto representa uma mudança de paradigma em termos de geração de energia limpa e renovável no país, na visão do diretor do CEAR. “Essa é uma obra estruturante para o país, com geração de energia renovável significativa, e o fato de ser aqui no nosso estado é motivo de orgulho”, comentou.

Previsto para ser concluído em 2024, o complexo de usinas será composto por 700 mil painéis solares, número suficiente para atender a demanda de energia de até 300 mil casas. A escolha do local para instalação das usinas foi estratégica: o Sertão da Paraíba é o lugar com maior potencial de irradiação solar do país, conforme aponta o Atlas Brasileiro de Energia Solar.

PB Agora com Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024