Categorias: Paraíba

UFPB auxilia governo do estado para instalação de banco de alimentos

PUBLICIDADE

A pandemia da covid-19 fez crescer o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. O agravamento do problema do desemprego nesse período acendeu uma alerta para a questão da segurança alimentar e nutricional.

Nesse contexto, o Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional (CVTSAN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem desenvolvido, junto com o poder público, ações de extensão e de pesquisa relevantes no tocante à questão, no sentido de reduzir os impactos sociais da pandemia.

O expertise da equipe do Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional da UFPB foi disponibilizado para o governo do estado, a fim de prestar assessoria técnica para as especificações de equipamentos, produtos e insumos necessários à realização da licitação para a instalação do Banco de Alimentos do Estado da Paraíba, que será localizado na Central de Abastecimento (Ceasa).

De acordo com a coordenadora do Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional da UFPB, Ana Luíza Braga, a segurança alimentar e nutricional trata da garantia do acesso ao alimento adequado e de forma segura para a população.

“Para estar em segurança alimentar, a população não pode deixar de ter outro direito essencial garantido, como o acesso à saúde ou à escola, por exemplo”, explica a coordenadora da iniciativa. Por se tratar de um campo interdisciplinar, os projetos desenvolvidos reúnem docentes de diversas áreas, a exemplo de Nutrição, Tecnologia de Alimentos e Direito.

Um dos eixos de atuação do centro é justamente o de equipamentos públicos de alimentação, a exemplo dos bancos de alimentos e das cozinhas comunitárias, cruciais para atender a famílias mais vulneráveis nesse período.

O Banco de Alimentos do Estado da Paraíba será inspirado em uma iniciativa que já vem dando certo, que é o Banco Público de Alimentos de João Pessoa, responsável por captar e distribuir itens que não serão comercializados e que são seguros para o consumo, combatendo o desperdício e, consequentemente, a fome, já que são distribuídos a famílias em insegurança alimentar.

De forma virtual, devido à pandemia, a UFPB também está prestando assessoria técnica para implementação de boas práticas de manipulação, analisando as instalações do espaço e acompanhando a logística de funcionamento, desde o recebimento das doações até a distribuição às entidades de assistência a pessoas em vulnerabilidade social.

“A pandemia está agravando cada vez mais a parte social, a questão da fome, então precisamos avançar com esse novo Banco de Alimentos do Estado, para termos mais um equipamento de segurança alimentar para a população”, defende Ana Luísa Braga.

Outro eixo importante de atuação nesse período de crise é o da agricultura familiar, por meio do qual a questão do desperdício de alimentos também tem sido debatida, em uma rede de acompanhamento do agricultor.

Além de receberem orientações relativas à redução do desperdício, eles participam de diversas capacitações, a exemplo de um webinário, com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre o efeito nocivo do uso de agrotóxicos na agricultura familiar.

Este ano, explica a coordenadora do centro, foi criado um site de vendas para os agricultores familiares, para que eles pudessem fazer as vendas on-line, em virtude do fechamento das feiras. O site foi mantido ao longo do ano e continua no ar.

Bancos que alimentam

Uma ação que teve grande repercussão foi a campanha “Bancos que alimentam”, que ocorreu em junho deste ano, em parceria com a prefeitura de João Pessoa e com o Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool).

Como o isolamento social impediu a realização dos festejos juninos, o Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional da UFPB idealizou uma ação para escoar a produção de milho e gerar renda para famílias vulneráveis.

Por meio da doação de ingredientes juninos por empresas, agricultores e pela população em geral, foram criados 178 kits que foram distribuídos pela UFPB a 78 famílias, para a produção e venda de comidas típicas como a pamonha e a canjica.

A universidade também atuou na orientação de boas práticas de segurança alimentar para as pessoas que estavam produzindo os kits. “Muitas dessas pessoas estavam desempregadas e encontraram nesta ação uma oportunidade de empreendedorismo”, destaca a coordenadora do centro.

Álcool 70º

Um eixo específico em que o Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional da UFPB atuou no primeiro semestre deste ano foi um projeto de pesquisa para a produção de álcool sanitizante para hospitais da Paraíba, atendendo a uma demanda das prefeituras municipais que não estavam conseguindo realizar a compra de álcool 70º INPM.

A produção, realizada em um dos laboratórios de segurança alimentar e nutricional do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, foi disponibilizado para a prefeitura de João Pessoa e para o governo do estado.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024