Categorias: Paraíba

Tribunal de Contas do Estado define data para lista tríplice que escolherá novo conselheiro

PUBLICIDADE

 O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE­PB), Arthur Cunha Lima, deve definir hoje a data da sessão extraordinária na qual será definida a lista tríplice para a escolha do novo conselheiro, que vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria compulsória do ex­presidente Umberto Silveira Porto, ocorrida no último dia 4 de março.

O processo para o preenchimento da vaga, que é destinada ao quadro de auditores substituto de conselheiros pelo critério de merecimento, teve a fase de inscrições encerrada no último dia 31 e está sob a relatoria do conselheiro André Carlo Torres Pontes.

De acordo com Arthur Cunha Lima, assim que o relatório do processo for apresentado pelo relator, será definida a data da sessão extrordinária, na qual os conselheiros vão votar em três dos inscritos para composição da lista tríplice.

O relator André Carlo informou, que dos cinco auditores aptos a credenciarem ao cargo, quatro se inscreveram para concorrer à lista tríplice: Antônio Cláudio Silva Santos; Antônio Gomes Vieira Filho; Marcos Antônio da Costa e Oscar Mamede Santiago de Melo. O único auditor substituto que preferiu ficar fora da disputa foi Renato Sérgio Santiago Melo.

“O edital contendo o resultado do processo de inscrição, para fins de divulgação e abertura de prazo para impugnação foi divulgado no diário oficial eletrônico do TCE­PB do último dia 31. Agora, vamos apresentar o relatório do processo ao presidente Arthur Cunha Lima, a quem cabe convocar a sessão para definição da lista”, comentou o relator.

Na sessão extraordinária, que deve acontecer ainda esta semana, os atuais seis conselheiros, inclusive o presidente, votarão para formação da lista tríplice. Cada um indicará três candidatos. Ao final da votação, a lista tríplice será composta pelos mais votados.

Com a definição da lista tríplice pela Corte de Contas, o presidente Arthur Cunha Lima fará o encaminhamento do resultado do processo ao governador Ricardo Coutinho (PSB). O chefe do Executivo estadual escolherá um dos nomes da lista para ser submetido ao crivo da Assembleia Legislativa da Paraíba, a quem caberá uma minuciosa avaliação e uma sabatina. A estimativa é que o processo de escolha do novo conselheiro dure até 30 dias.

Após a aprovação do Legislativo, o escolhido será nomeado pelo governador e assumirá o cargo de conselheiro, na vaga aberta com a aposentadoria compulsória do conselheiro Umberto Silveira Porto, que completou 70 anos, idade limite para permanência no serviço público, na última quarta­feira.

Correio da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Confira o resultado das provas objetivas do concurso da Semob-JP:

Na tarde desta segunda-feira (13), foi divulgado o resultado das provas objetivas do concurso da Superintendência…

13 de maio de 2024

RS repassará parte de doações por Pix a cerca de 45 mil famílias

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou nesta segunda-feira (13) que a…

13 de maio de 2024

UFPB publica edital com 320 vagas para cursos técnicos de nível médio

O Centro Profissional e Tecnológico/Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), localizado no campus de João Pessoa…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta que 75,5% da população de Ingá aprova a gestão do presidente Lula

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 75,5% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Polícia resgata homem de sequestro em Cabedelo; vítima estava dentro de porta-malas

Na tarde desta segunda-feira (13), um homem foi salvo pela polícia após ser sequestrado em…

13 de maio de 2024

Facebook deve indenizar usuária que teve conta do Instagram hackeada, decide Justiça da PB

A Segunda Turma Recursal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve sentença que condenou o…

13 de maio de 2024