Categorias: Paraíba

Transposição na PB avançam e maior túnel da América é perfurado

PUBLICIDADE
As obras da Transposição de Águas do Rio São Francisco registraram um grande feito na última quinta-feira (30), que foi a conclusão da perfuração do Túnel Cuncas I, numa extensão de 15,4 quilômetros, ligando o município de São José de Piranhas/PB ao município de Maurití/CE.

Os trabalhadores viraram à noite na comemoração dessa importante etapa da obra, em festa realizada na Granja Santana em Maurití-CE, que contou com a presença não só dos operários, mas de seus familiares.

 

A construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o Cuncas I, chegou aos 15,4 quilômetros depois de concluído. A estrutura fica situada na divisa do Ceará com a Paraíba (São José de Piranhas-PB e Mauriti-CE) e faz parte das intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá garantir abastecimento de água para mais de 12 milhões de nordestinos.

 

A expectativa, de acordo com o planejamento feito e pela garantia dada pela presidente Dilma Roussef, é de que ele seja concluído, incluindo as obras de acabamento em 2015. A obra desperta a atenção não só pelos resultados que trará no futuro, mas também pela estrutura de grande porte utilizada no projeto. Além de todo o aparato de mão de obra e equipamentos, ainda conta com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a perfuradora de rocha intitulada Jumbo.

 

Com o objetivo de conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar pelo túnel -Cuncas II’. Para a condução dos recursos hídricos até os estados beneficiados, a estrutura possui uma interligação com um reservatório. É a barragem de Boa Vista, no município de São José de Piranhas-PB, que também está em construção.

 

O projeto adota um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como Novo Método de Tunelamento Austríaco (NATM), que contribui para acelerar as obras. O planejamento distribuiu os operários em frentes de serviço simultâneas, nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída). Na medida em que as perfurações avançavam, as equipes se deslocavam em sentidos opostos até se encontrarem as escavações. Com este método e o funcionamento em 24 horas, foi possível escavar 18 metros por dia.

 

Diário do Sertão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Aluízio Bezerra é eleito pelo Pleno e assume vaga de desembargador do Tribunal de Justiça

O juiz Aluízio Bezerra Filho foi eleito, nesta segunda-feira (29), para o cargo de desembargador…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Senado aprova voto de aplauso a Ricardo Porto por posicionamento contra o racismo

O Senado Federal aprovou Voto de Aplauso ao desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024