Categorias: Paraíba

TCE-PB E TCU realizam consulta pública visando melhorar a avaliação da gestão em saúde

PUBLICIDADE

 Até o próximo dia 4 de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), realiza consulta pública junto aos gestores e conselhos estaduais e municipais da área de saúde sobre a situação da governança e da gestão da saúde pública no País, por meio do site www.tcu.gov.br/perfilgovsaude.

 

Esse levantamento, que será realizado simultaneamente por tribunais de contas brasileiros, tem por finalidade buscar contribuições sobre o modelo de questionário a ser aplicado em 2016 que vai conhecer e avaliar as práticas e controles adotados pela alta gestão, criando um modelo referencial — gestores e sociedade — para aperfeiçoar as ações e os procedimentos das políticas públicas de saúde.

 

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima, disse que a ação cumpre o acordo de cooperação celebrado entre o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com o objetivo de estabelecer cooperação técnica para a realização de auditoria coordenada em governança e gestão da saúde em organizações estaduais e municipais.

 

Segundo Arthur Cunha Lima, serão levantadas as principais características dos sistemas de governança e gestão da saúde, que recebem recursos federais mediante transferências voluntárias, fornecer aos gestores orientações sobre como aperfeiçoar as estruturas para aumentar a efetividade das ações governamentais na saúde pública e identificar casos de boa governança e gestão para estudos futuros, além de subsidiar avaliações de risco de mau uso dos recursos públicos.

 

Em Março de 2016, o TCE-PB e TCU realizam um evento público para orientação de como os gestores paraibanos devem responder os questionários.

 

A coordenadora da comissão da Auditoria Operacional, Adriana Rego informou que o trabalho será realizado por meio da aplicação de questionário eletrônico no qual os próprios gestores avaliarão seus controles (no caso, suas práticas de governança e de gestão em saúde).

 

Nessa primeira etapa a sociedade poderá acessar o site e dar sua contribuição, opinando sobre a saúde pública. Um dos objetivos do levantamento é identificar os pontos mais vulneráveis na área de saúde e promover melhorias.

 

Outra finalidade da consulta pública é contribuir para o planejamento das ações do TCU e dos demais Tribunais de Contas que participam do trabalho, auxiliando-os como indutores do processo de aperfeiçoamento da governança e da gestão em saúde.

 

Ao final, cada Tribunal de Contas elaborará relatório independente ou sumário executivo com os dados consolidados dos seus jurisdicionados, sempre por meio de dados agregados e nunca apresentando a situação de cada organização estadual ou municipal de forma individualizada, no prazo limite previsto no cronograma de trabalho.

 

Integram a comissão de auditoria no Tribunal de Contas da Paraíba os auditores Adriana Rêgo, Alain Boudoux, Carolina Cabral, Levi Pessoa e Rogério Freire.

 

Qualquer informação poderá ser obtida por meio do seguinte endereço eletrônico: igovsaude@tce.pb.gov.br.

 

Participe desta Consulta Pública, acessando www.tcu.gov.br/perfilgovsaude e contribua para o aperfeiçoamento do instrumento que avaliará a governança e gestão da saúde no País, encaminhando suas propostas, até o dia 4 de dezembro, para o endereço perfilgovsaude@tcu.gov.br.

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Cinquenta e sete postos de combustíveis de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Polícia Militar frustra criminosos, apreende armas de fogo e recupera veículos na grande JP

A Polícia Militar frustrou uma ação de criminosos que vinham cometendo assaltos no litoral norte…

28 de abril de 2024