Categorias: Paraíba

TCE: 50% dos prefeitos ainda não se cadastrou para acompanhamento da gestão em tempo real

PUBLICIDADE

No terceiro dia de cadastramento dos prefeitos ao sistema eletrônico do Tribunal de Contas da Paraíba – que deverá ocorrer até esta sexta-feira (06), mais de 50% dos executivos do Estado já atualizaram os dados cadastrais de seus respectivos municípios. Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, esteve no TCE para assinar o protocolo e formalizar sua senha de acesso ao Tramita – Portal do Gestor, oportunidade em que foi recebido pelos conselheiros Arthur Cunha Lima (presidente), André Carlo Torres Pontes (vice-presidente) e Arnóbio Alves Viana.

O conselheiro André Carlo, no exercício da Presidência, em virtude das férias regulamentares de Arthur Cunha Lima, destacou a iniciativa do TCE, quando iniciou no primeiro dia útil de 2017, as atividades para cadastrar e recadastrar todos os gestores públicos do Estado, iniciando assim uma nova etapa no acompanhamento da gestão, que passará a ser permanente e em tempo real com os atos das administrações públicas.

Ele reiterou o esforço da prefeitura de João Pessoa para se amoldar às ações que têm sido implementadas pelo Tribunal de Contas para modernizar o acompanhamento da gestão e desburocratizar os procedimentos, que passam a ser feitos por meio do sistema on line, em tempo real. O conselheiro lembrou a performance da Capital no item transparência pública, tendo figurado em primeiro lugar na última avaliação, que foi realizada em novembro de 2016.

Já o prefeito Luciano Cartaxo enfatizou sua preocupação em manter um relacionamento de proximidade com o órgão fiscalizador, permitindo assim realizar uma gestão transparente e em consonância com as recomendações da Corte de Contas. Para ele, o processo de acompanhamento in loco é necessário e possibilita ao gestor acertos em suas ações e evita problemas no futuro, ou seja, as dúvidas de ordem financeira são equacionadas em tempo real.

A movimentação no plenário ministro João Agripino, na sede da Corte de Contas, foi intensa na manhã desta quinta-feira. Os prefeitos paraibanos, eleitos e reeleitos, foram convocados pelo TCE para realizar a atualização cadastral no período entre 03 e 06 de janeiro, inclusive, vários deles se manifestaram positivamente em relação às ações do TCE. “Essa é uma providência que já vem sendo perseguida pelo Tribunal ao longo das gestões e faz parte do Plano Estratégico para os próximos oito anos,” frisou o conselheiro André Carlo, ao reiterar a celeridade nas análises das prestações de contas.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024