Categorias: Paraíba

Sessão proposta por Efraim Filho resgata participação do Brasil na I Guerra

PUBLICIDADE

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (30), o líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), resgatou a memória dos brasileiros que participaram da I Guerra Mundial. “É uma história que poucos conhecem, mas que precisa ser reverenciada”, ressaltou.

Efraim relembrou que há exatos 100 anos atrás o Brasil declarava guerra à Tríplice Aliança e iniciava a sua participação efetiva na Primeira Guerra. “Trazer para nossos dias esse engajamento de brasileiros no conflito é uma forma de honrar a memória daqueles que deram a vida em defesa de nossos valores”, destacou.

O Brasil havia se mantido neutro desde o início do conflito, em 1914. No entanto, em 1917, com o afundamento de alguns navios brasileiros por submarinos alemães. Em 26 de outubro, após muitas manifestações populares, o governo brasileiro decide entrar de fato no conflito, enviando soldados e navios para participar da guerra, que se estendeu até novembro de 1918.

Efraim contou que seu avô, Inácio Bento, foi expedicionário na Segunda Guerra Mundial e, portanto, esse era um tema caro a ele. “Tenho isso no sangue e, portanto, reconheço o valor dos brasileiros que deram a vida para defender nossos valores e formar uma nova ordem mundial”, assegurou.

Outro paraibano que se destacou no conflito foi o Marechal José Pessoa, à época tenente e promovido a capitão. “Pessoa foi um herói de guerra e um dos grandes nomes do Exército Brasileiro”, afirmou o General de Divisão Júlio César de Arruda, presente à sessão. Também participaram da homenagem o Brigadeiro-do-Ar Gustavo Camargo de Oliveira e o Contra-Almirante Gilberto Santos Kerr.

O parlamentar paraibano encerrou a sessão afirmando que o engajamento e a entrega dos brasileiros que participaram da guerra devem servir de exemplo para as gerações atuais. “Em um momento que tão poucos valorizam o patriotismo devemos render homenagens àqueles homens que se sacrificaram pela pátria”, frisou. “É preciso manter acesa a chama em memória desses valorosos brasileiros”, concluiu.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano confirma R$ 6,7 milhões para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou nesta segunda-feira (06)…

6 de maio de 2024

A tragédia no Rio Grande do Sul

Primeiramente, as Escrituras Sagradas nos ensinam a lamentar diante de tragédias e de sofrimento. Existem…

6 de maio de 2024

Na Paraíba, mais de 122 mil famílias já podem fazer o agendamento para receber gratuitamente a nova parabólica digital

Mais de 122 mil famílias da Paraíba já podem fazer o agendamento para receber gratuitamente…

6 de maio de 2024

Paraíba sedia etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê em setembro

Uma das etapas classificaficatórias do Campeonato Brasileiro de Karatê deste ano será realizada em João…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024