Categorias: Paraíba

Servidor da CMJP recebe Prêmio Cultural José Lins do Rego

PUBLICIDADE

O servidor do Setor de Expediente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marinésio Gonçalves, recebe, nesta sexta-feira (16), às 17h, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o Prêmio Cultural José Lins do Rego na categoria poesia com o livro “Impróprio para consumo”.

“Entendo que os concursos literários e os projetos de incentivo à produção literária são oportunidades muito importantes para os escritores, uma vez que o ciclo publicação/divulgação/distribuição é ainda algo difícil em nosso país”, comentou o servidor.

Marinésio afirmou que às vezes participa de concursos literários e, quando foi informado sobre o Prêmio José Lins do Rego, se sentiu duplamente instigado, por ser um concurso que leva o nome de um dos ícones da literatura paraibana e brasileira, e por ser um prêmio da sua terra.

“Eu fiquei muito feliz em ter sido um dos escolhidos desse prêmio, por ver reconhecida a qualidade de meu trabalho, e pela possibilidade de vê-lo publicado. Por curiosidade, fiz o ensino fundamental na escola estadual que recebe o nome desse escritor, no bairro do Cristo, e no fim das contas, meu primeiro livro premiado acabou saindo de um concurso com o nome do autor de ‘Menino de engenho’”, disse.

Breve Histórico

Marinésio Gonçalves é natural de João Pessoa, formado em Letras. É servidor efetivo da CMJP desde 2007, tendo ingressado na Casa através do último concurso público da instituição, realizado em 2006.

Escreve desde aproximadamente os 15 anos, mas, de acordo com o próprio, “apenas nos últimos 12 anos foram feitos os trabalhos mais consistentes”. É autor de livros de contos e de poemas, em sua maioria inéditos.

Em 2008, publicou Catalepsia (contos), pela Scortecci Editora; no mesmo ano, participou da VI Antologia do Prêmio Asabeça (poemas), pela Scortecci Editora, e da Antologia Letras para o Brasil X, da Taba Cultural, com o conto “Os olhos”.

Já concorreu em alguns concursos literários locais e nacionais, entre os quais os que escolheram os textos das duas antologias de que participou. Agora, foi um dos escolhidos na categoria ‘Poesia’ do Prêmio José Lins do Rego, com o livro “Impróprio para consumo”, livro até então inédito, escrito em 2001.

 

Ascom CMJP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Concurso TSE Unificado inscreve até amanhã (18); confira como participar, salários chegam aos R$ 13 mil

As inscrições para o concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminam amanhã (18). Em…

17 de junho de 2024

Nova parcela do Bolsa Família começa a ser paga nesta segunda; veja o calendário

Os pagamentos da parcela do mês de junho do Bolsa Família começam hoje (17). Neste…

17 de junho de 2024

Treze consegue empate com América-RN em 1 a 1 e segue líder do Grupo 3 na Série D

O Galo da Borborema conseguiu manter seu bom desempenho no Campeonato Brasileiro Série D, ontem…

17 de junho de 2024

Eficiência do etanol já equivale aos 76% da gasolina, afirma especialista; frota de carros flex na PB já é de 755 mil

A eficiência energética média do etanol na maior parte dos veículos vendidos no país já…

17 de junho de 2024

Sousa perde para o Atlhético-CE em partida do Grupo A3 da Série D do Brasileiro

Neste domingo (16), o Atlhético-CE derrotou o Sousa por 2 a 0 em jogo válido…

16 de junho de 2024

Alerta de chuvas intensas atinge João Pessoa e mais 55 cidades da Paraíba até esta segunda-feira; confira

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuva acumulada para várias cidades…

16 de junho de 2024