A Paraíba o tempo todo  |

Semana de Orgânicos realiza live e ações compartilhadas on-line na PB

A Semana de Orgânicos deste ano está acontecendo até sexta-feira (12) de forma diferente, com ações que, mesmo seguindo as limitações de distanciamento social, ajudam na reflexão sobre produção de alimentos saudáveis. Na Paraíba, numa iniciativa da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), estão sendo apresentadas em reportagens e postagens nas redes sociais atividades fundamentais na conscientização para a produção e consumo de produtos orgânicos.

A campanha em nível nacional usa como slogan “Produto Orgânico: melhor para a vida. Tem alimento saudável perto de você”. Toda a programação visa contribuir para a qualidade da produção orgânica em face da pandemia da Covid-19, que exige novos procedimentos para se trabalhar no campo e com a comercialização.

Neste sentido, estão acontecendo discussões por meio de reuniões virtuais com a participação de técnicos e parceiros. Novos encontros acontecem nesta semana com a participação de organismos do governo e de entidades não governamentais. A Empaer participará de lives com seus representantes na Comissão da Produção Orgânica no Estado da Paraíba – CPOrg-PB, Sandra Vidal e Verneck Abrantes.

Dentro da programação nacional, acontecerá discussão sobre a pandemia da Covid-19 e a garantia da qualidade orgânica, os ajustes e adaptações nos procedimentos e nas normas frente às “novas” contingências. Também terá abordagem sobre a produção e o acesso aos produtos orgânicos, da agricultura alternativa à popularização das feiras. Está definida live específica acerca da Semana Nacional de Alimento Orgânico, com o tema “Como utilizar as redes sociais para divulgar e comercializar alimentos”.

A proposta em face do isolamento social devido à Covid 19 é fazer com que os produtos orgânicos recebam uma maior atenção por parte dos agricultores, técnicos e também consumidores. As reuniões virtuais têm como objetivo ajudar aos grupos interessados na produção e consumo de orgânicos entender o que são alimentos orgânicos e a legislação e certificação que asseguram a qualidade do alimento orgânico e debater sobre as dificuldades e alternativas de produção e comercialização desses produtos em situação de pandemia, de modo que a população continue tendo acesso à alimentação saudável.

Com o trabalho sobre orgânicos que se destaca na Paraíba, a Empaer ressalta as iniciativas dos municípios de Nazarezinho, no Sertão, e de Serraria, no Brejo, onde os agricultores tiveram a assistência da empresa para cadastramento perante o Mapa, na venda direta ao consumidor, com a organização de OCSs (Organismo de Controle Social) para produção de orgânicos. A Empaer e parceiros fazem a seleção dos produtores, ministram treinamento e acompanha a produção desde o plantio até a comercialização.

 

Redação com assessoria

 


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe