A Paraíba o tempo todo  |

Por trás das bandeiras e balões: quem é Sereco, o artista que dá vida ao São João de Campina Grande

Foto: arquivo pessoal Sereco

Muito além do palco principal do Parque do Povo, as cores vibrantes das bandeiras e balões revelam uma tradição do São João. Basta olhar para o alto, que a riqueza cultural por trás da decoração, aparece.

Do suor ao forró e ao colorido das bandeiras e balões que enfeitam o São João de Campina Grande. Quem vê a beleza da decoração junina do Parque do Povo, não tem noção do trabalho que foi realizado para deixar tudo pronto.   Criatividade, paciência, dedicação e planejamento são alguns dos ingredientes que tornam a decoração junina do Maior São João do Mundo, uma das mais belas festas juninas.

Foto: arquivo pessoal Sereco

Há mais de 40 anos, o cenógrafo e ator José Arimateia Lima, conhecido como José Sereco, é o grande responsável pela ornamentação. Garantir o visual d’O Maior São João do Mundo é um trabalho que começa cedo, bem antes da sanfona, do triângulo e do zabumba, tocar no Quartel General do Forró.

Com a 43ª do São João se aproximando do seu ápice, Sereco conversou com o PB Agora nesta segunda-feira (22) e falou da responsabilidade emoção que é decorar o Parque do Povo, transformando o espaço com suas icônicas bandeirinhas e elementos culturais.

E começa cedo. Ainda no carnaval ele já começa a pensar na decoração junina e montar a equipe. Em abril, as mãos começam a trabalhar na produção, sendo que a montagem é realizada no mês de maio. E é muita coisa. Extensa: 180 quilômetros de bandeiras e 370 mil bandeiras.

Foto: arquivo pessoal Sereco

Para esse trabalho, que já é iniciado no mês de abril, Sereco conta com uma equipe de 40 componentes, entre eles, eletricistas, costureiras e outros decoradores. Uma verdadeira indústria que gera emprego e renda durante dois meses.

“A equipe é formada por 40 pessoas. Primeiro eu contrato 30 mulheres, gerando emprego e renda durante dois meses para grampear as bandeirinhas. Depois vem a equipe de montagem que é formada por 10 homens” explicou ao PB Agora.

Essa tarefa é responsabilidade dos clubes de mães da cidade, que selecionam mulheres para trabalhar na confecção dos adereços que já se tornaram símbolo da festa junina.

“A ideia é justamente gerar emprego e renda, principalmente para as mulheres. Sempre em meus trabalhos, faço parcerias com as mulheres da cidade”, conta Sereco.

 O tema da ornamentação esse ano é “Olha pro céu, meu amor, vê como o parque está lindo”, que foi pensado por Sereco para resgatar a beleza da noite de São João.

Para dar conta dessa dimensão, a equipe se divide entre a produção, feita em galpão, e a montagem, já no parque. O resultado é um dos elementos mais emblemáticos da festa: o colorido que transforma o espaço e ajuda a criar a atmosfera junina.

“No total, são 180 mil metros de bandeiras, além de balões e outros adereços. O trabalho começa logo depois do carnaval. É muita coisa — se fosse enfileirado, chegava até Patos”, diz.

 Ao término do trabalho, quando os artistas sobem no palco, e os forrozeiros chegam ao Parque do Povo, notam os céus de Campina repletos de cores e de muitas estrelas, balões e referências aos três santos principais, Santo Antônio, São Pedro e São João. Tudo pensado para a pessoa que visitar os espaços se sentir dentro da cultura nordestina”, explica o cenógrafo.

Responsável por decorar espaços como o Parque do Povo, o Parque Evaldo Cruz e a Vila do Artesão, entre outros ambientes e espaços de Campina Grande, Sereco acompanha a evolução do São João desde 1986  ano que, segundo ele, ficou marcado para sempre.

Embora predomine as bandeiras e os balões que preservam a cultura nordestina e a tradição, a decoração junina recebe um toque diferenciado a cada edição do São João.

Foto: arquivo pessoal Sereco

“A gente procura mudar os materiais devido a evolução da festa. No primeiro São João, até os dias atuais, o plástico que a gente usava não é mais o mesmo. São materiais mais resistentes que suporta mais sol e chuvas” explicou.

A emoção de ver o Parque do Povo decorado e divulgado em rede nacional é emocionante para Sereco. Ele não esconde o orgulho de há mais de 40 anos fazer parte da festa, uma das maiores do país.

”A emoção é grande. Um trabalho feito por várias mãos” garantiu.

Sempre envolvido com o mundo artístico, Sereco iniciou sua carreira profissional como ator. Mas, foi nos bastidores do espetáculo que percebeu o gosto e interesse em trabalhar com cenografia. Isso foi pelos anos de 1978. Sua grande apresentação ou revelação nesta arte foi num show de Cida Lobo, em 1982, quando fez seu primeiro trabalho como cenógrafo, passando, então, a conquistar o reconhecimento da população campinense.

Além do Parque do Povo, toda decoração do Açude Velho, Vila do Artesão e dos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista também é realizada pelo cenógrafo José Sereco e sua equipe.

De acordo com Sereco, as bandeirinhas que vemos a balançar no alto são, na verdade, bandeirões de meio metro de largura por meio metro de comprimento. Por isso, não é possível comprá-las, é preciso fabricar uma por uma.

Foto: Divulgação Artes Produções

Sereco contou que após o São João, ele tira poucos dias para descansar e logo volta a rotina, desta vez, já  pensando na decoração do Natal. Na semana passada ele participou de uma feira em São Paulo, justamente para saber das novidades e tendências de decoração para os festejos do final de ano.

Decorar o São João, no entanto, é o trabalho mais primoroso do cenógrafo, que reproduz no colorido das bandeiras e dos balões, aspectos da cultura nordestina, mantendo vivo e expostos, elementos que preservam os costumes, raízes e tradições da região.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe