Categorias: Paraíba

Sem proposta, bancos mantém greve

PUBLICIDADE

Bancos não apresentam proposta e greve continua

Nesta quinta-feira (1°), o Comando Nacional dos Bancários esteve reunido com os representantes dos banqueiros, que ainda não apresentaram uma proposta concreta passível de apreciação pela categoria em greve. A reunião continua nesta sexta-feira (2) e o resultado será apreciado pelos bancários na assembleia que será realizada às 17h, no auditório do Sindicato.

A Fenaban (Federação dos Bancos) tentou, mas não conseguiu apresentar uma proposta de PLR diferente da apresentada no dia 17 de setembro, que é menor do que a do ano passado. As simulações não convenceram os membros do Comando Nacional, que querem uma distribuição da Participação nos Lucros e Resultados nos moldes da proposta de PLR apresentada pelo Banco do Brasil.

Os representantes do Banco do Brasil, por sua vez, condicionaram a apresentação de índice de reajuste ao resultado da negociação dos bancários com a Fenaban e alegaram que não podem ainda apresentar proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS).

A negociação com a Caixa Econômica Federal segue a mesma lógica cruel do BB, no que diz respeito ao reajuste das verbas salariais, e também não teve proposta de Plano de Funções. Em síntese, todos esperam pelo resultado da negociação com a Fenaban, que não apresentou índice de reajuste diferente dos 4,5% oferecidos em setembro.

A orientação do Comando Nacional é de continuar e ampliar a greve em todo o país até que a Fenaban apresente uma proposta que atenda as reivindicações dos bancários.

Para Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e membro do Comando Nacional, a ganância dos banqueiros não deixa outra opção para os bancários, senão a continuidade da greve. “Já que os bancos não abrem mão dos seus lucros, nem querem melhorar a proposta de reajuste salarial e distribuição da PLR, vamos intensificar a mobilização e fortalecer a greve até conquistarmos nossas reivindicações, mesmo com os interditos e a pressão”, concluiu.

Um fator que está preocupando os bancários é a forma como a mídia tem tratado a greve da categoria profissional. A maioria das emissoras de televisão só destaca aquilo que incomoda a sociedade – falta de numerário nos terminais de autoatendimento e envelopes para processamento de depósitos bancários – como se isso só ocorresse em dias de greve; e esquece ou não tem interesse em mostrar o sofrimento do povo em longas filas, diariamente.

“Infelizmente os formadores de opinião, não sabemos porquê, mostram os efeitos negativos da greve, mas não aprofundam a matéria para dizer à sociedade que tudo isso está acontecendo por conta da ganância dos banqueiros”, desabafou o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves. E enfatizou que os exorbitantes lucros dos bancos são auferidos às custas do suor dos bancários e da exploração dos clientes e usuários. “Tem banco que paga até duas folhas de pagamento somente com tarifas e, mesmo assim, se nega a contratar mais bancários para atender à população. E isso, raramente é veiculado pela mídia”, concluiu.

É por tudo isto que o Comando Nacional orienta a continuidade e ampliação da greve em todo o país, até que a Fenaban e os bancos públicos apresentem proposta que atendam às reivindicações dos bancários. Em João Pessoa a assembleia acontece nesta sexta-feira (2), no auditório do Sindicato, às 17h.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024