Por pbagora.com.br

Com a mudança de estação, as Secretarias de Saúde de João Pessoa e Campina Grande estão alertando para o aumento de casos de dengue, com o advento do verão. O Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir arboviroses como dengue, zika e chikungunya, se reproduz o ano inteiro, mas na estação mais quente do ano sua proliferação é ainda mais comum.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 6 mil casos de dengue foram registrados até o início do mês de novembro, em 2020, em toda a Paraíba. Além dos casos de dengue, 1.673 casos de chikungunya e 313 de zika foram notificados à SES. O documento também mostra que o Sertão do estado é a região com maior incidência de arboviroses.

Embalagens como latas, copos plástico e tampinhas de refrigerantes, bem como pneus velhos, podem acumular água e ajudar na proliferação do Aedes aegypti. Por isso, a Vigilância Ambiental e controle Zoonoses está atuando no combate focos de reprodução do mosquito.

Em Campina Grande pelo menos 40 bairros têm alto risco de proliferação do Aedes aegypti,e esse número pode aumentar durante o verão.

Durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Campina Grande precisou adaptar o trabalho de combate e controle da infestação do Aedes aegypti à realidade provocada pelo novo coronavírus. Com a impossibilidade de os agentes de combate às endemias entrarem nas casas dos moradores, a Gerência de Vigilância Ambiental adotou uma nova estratégia de verificação do índice de infestação do mosquito na cidade com uso de estruturas que funcionam como armadilhas para o mosquito.

Com a chegada do verão, os mbientes úmidos também podem colaborar para a proliferação do mosquito da dengue.

PB Agora

Notícias relacionadas

Realização do carnaval seria uma “tragédia sanitária”, avalia secretário de Saúde

Pandemia. Crise sanitária global. Qualquer evento que promova aglomerações poderá trazer consequências graves. É assim que pensa o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami. Em entrevista concedida à…

Vacinômetro: PMJP disponibiliza nomes de pessoas vacinadas contra Covid-19

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibilizou no portal da transparência os nomes de todas as pessoas que já receberam a vacina contra a Covid-19. Chamada de ‘vacinômetro’, é possível,…