Categorias: Paraíba

Secretaria realiza formação com gestores das novas Escolas Cidadãs Integrais

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) está realizando a formação dos gestores das 52 novas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. A formação começou nesta segunda-feira (28), no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e vai até dia 1º de fevereiro. O objetivo é apresentar as bases do modelo pedagógico e de gestão da Escola Cidadã Integral e fortalecer o processo de implantação desse novo modelo educacional no estado para os gestores das 52 escolas que se tornaram integrais em 2019. 

Conduzida pela equipe das Escolas Cidadãs Integrais da SEECT, e com 12 assessores de núcleo pedagógico e de gestão, a formação conta com a presença dos gestores e coordenadores das 14 Gerencias Regionais de Educação. Durante cinco dias, eles terão conhecimento sobre o funcionamento pedagógico, financeiro e administrativo do modelo de escola. Para serem inseridos na Escola Cidadã Integral todos os professores e gestores passaram por um processo seletivo. 

As formações estão sendo realizadas em três semanas. A primeira aconteceu do dia 21 a 25 de janeiro com a SEECT e a equipe das Gerências Regionais, a segunda está acontecendo esta semana com gestores e na próxima semana será com os professores.  O coordenador da Comissão das Escolas Cidadãs Integrais, Gabriel Gomes, disse que toda ação é voltada para o aluno. “Em nossa terceira semana de formação teremos um momento com os coordenadores, diretores e professores, para traçar as metas para que conseguiam construir o plano de ação, para que possamos atingir grandes objetivos, fazendo com que os alunos sejam o grande centro desse processo”, falou. 

Para a assessora pedagógica Audiléia Gonçalo, essa preparação é fundamental para melhor compreensão do modelo Cidadã Integral. “Esse é o primeiro momento antes das aulas, é a porta de entrada para eles compreenderem essa nova dinâmica da Escola Cidadã Integral. É uma ação importante para que eles possam apoiar esse processo de transição, de adaptação a esse novo modelo” disse. 

O secretário da SEECT, Aléssio Trindade, enfatizou o trabalho em equipe e falou da importância do papel de cada integrante da escola. “A escola cidadã integral tem o modelo próprio, o modelo inovador e nós precisamos passar esse modelo antes de iniciar as aulas, passar para todos os gestores e depois para todos os professores. Essa formação fortalece muito a escola e motiva os profissionais a sempre buscar elevar a educação pública da Paraíba. Com isso, já temos 84% de satisfação dos alunos”, contou. 

O gestor da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, Thiago Xavier, contou que a vivência no modelo de escola cidadã integral transforma a educação. “A gente vê o quanto uma Escola Cidadã Integral impacta na vida da comunidade escolar, onde todos são envolvidos nesse projeto. A formação continuada traz inovação e acompanhamento de atualidade, nos dando subsídios para pode gerenciar esse novo modelo de escola”, observou.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024