Categorias: Paraíba

Samu de Campina realizou mais de 60 atendimentos por dia em 2010

PUBLICIDADE

Samu de Campina Grande realizou mais de 60 atendimentos diários em 2010

O SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de Campina Grande realizou, entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado, um total de 22.726 atendimentos, o que representa uma média de 62,26 por dia. Do total, 5.950, que correspondem a mais de 25%, foram atendimentos de vítimas de traumas, nos quais estão incluídos os acidentes de trânsito, quedas e quedas da própria altura. Entre os acidentes de trânsito, os que envolveram motos lideraram as estatísticas, com 2.113 ocorrências.

O número de acidentes envolvendo motos continua aumentando a cada ano e 2010 apresentou um crescimento de quase 25% em relação ao ano anterior, que registrou 1.784. Em outubro e dezembro, o número de acidentes com motos chegou a 218 em cada mês, batendo o recorde mensal desde a implantação do SAMU, em julho de 2004. Em relação a todos os atendimentos feitos no ano passado, os casos clínicos continuam sendo a maioria, com 9.357 ocorrências, nas quais estão inseridas crises convulsivas e hipertensivas e desmaios.

Em relação ao total de atendimentos feito pelo SAMU, o mês de maio registrou o maior número, com 2.091. Houve ainda os atendimentos obstétricos, psiquiátricos e pediátricos.

SAIBA MAIS SOBRE O SAMU – O serviço funciona a partir da integração entre uma central telefônica, ambulâncias médicas e setores de emergências dos hospitais, com o objetivo de prestar o socorro à população em casos de emergência. As ambulâncias do SAMU fazem atendimentos em vias públicas, residências ou locais de trabalho, mas para que o serviço possa funcionar de forma apropriada, é importante que a população saiba utilizá-lo, acionando-o somente quando existir situação de emergência.

O SAMU somente deve ser chamado nos seguintes casos: acidente com vítima; acidente com arma de fogo; acidente com arma branca; casos de trauma (queda de altura, fraturas etc); intoxicação ou queimaduras; maus-tratos; tentativa de suicídio; choque elétrico; acidente com produtos perigosos; crises hipertensivas, problemas cardíacos, respiratórios; crises epilépticas e trabalho de parto no período expulsivo.

Algumas orientações também devem ser seguidas por quem aciona o 192, que é gratuito e não exige o uso de cartões telefônicos: identificar-se e dizer qual é o problema que está ocorrendo com o paciente e responder às perguntas feitas pela telefonista de forma clara e correta. O endereço deve ser fornecido de forma completa, indicando pontos de referência para que o SAMU possa chegar mais rapidamente, o que vai reduzir os riscos da ambulância gastar tempo procurando o local.

Quando estiver conversando com o médico, o solicitante deve procurar informar qual é o problema, quem é a vítima, a idade (mesmo que aproximada), e o sexo. Outras informações também devem ser passadas como doenças prévias, medicações e a evolução das queixas, se a pessoa está acordada ou desacordada.

Em caso de traumas, informar o número de vítimas e se existe alguma presa nas ferragens. As informações permitirão ao médico regulador tomar as melhores decisões e mandar o melhor recurso para cada tipo de atendimento. Os conselhos fornecidos pelo médico regulador devem ser seguidos enquanto o socorro chega.

Se possível, deve ser solicitada a uma outra pessoa para esperar e sinalizar para a ambulância quando a mesma estiver chegando ao local. Para fornecer qualquer nova informação, o solicitante deve ligar novamente para o 192 e relatar as mudanças ocorridas.

 

PB Agora

com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher é presa por usar cartão de crédito encontrado na rua e ‘estourar’ limite, na Paraíba

Uma mulher de 36 anos foi presa em flagrante, acusada de encontrar um cartão de…

21 de maio de 2024

Jhony Bezerra diz que Governo do Estado está confiante na vitória em Campina Grande independentemente de Romero

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba e pré-candidato a prefeito de Campina Grande,…

21 de maio de 2024

Sargento Rui assume mandato na ALPB com compromisso de continuidade e dedicação

O Sargento Rui (PL) assumiu oficialmente seu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba nesta terça-feira…

21 de maio de 2024

É domingo: equipe da PB disputa Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas Sub 23, no RJ

A equipe da Associação Atlética da Pessoa com Deficiência da Paraíba (AAPD-PB) participa, com o…

21 de maio de 2024

Vereador cobra reciprocidade do PSB/P e culpa interlocutores de João por fragilizar relação com PT

Em entrevista à Band News, nesta terça-feira (21), o vereador Marcos Henriques (PT) não poupou…

21 de maio de 2024

Junio Leandro ameaça tomar medida drástica caso PDT não barre candidatura de João Almeida a vereador de JP

Na manhã desta terça-feira (21), o vereador Junio Leandro, atual presidente do PDT de João…

21 de maio de 2024