Categorias: Paraíba

Romero propõe a reativação do trem de cargas e passageiros na Paraíba

PUBLICIDADE

Romero propõe a reativação do trem de cargas e passageiros na Paraíba

O deputado federal Romero Rodrigues apresentou iniciativa no Congresso Nacional propondo ao Governo Federal a reativação do trem de cargas e passageiros na Paraíba.

Ele destacou que, reivindica em nome da população a reativação do trem, aproveitando-se a malha ferroviária pré-existente atualmente com pouca utilização e sem movimentação, o que diminuirá consideravelmente o fluxo de veículos com riscos de acidentes constantes na BR-230.

São investimentos necessários diante do crescimento da cidade, o que diminuirá consideravelmente o fluxo de veículos com riscos de acidentes constantes na BR-230, principalmente após empreendimento em diversos setores como educação, principalmente ensino superior e serviços de saúde, com o funcionamento de hospitais e várias clínicas médicas, que atraem milhares de pessoas todos os dias da capital e de cidades circunvizinhas e até de outros Estados. Isso significou um aumento no fluxo de veículos na cidade.

Campina Grande, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 385.213 habitantes, possuindo área territorial de 620,628 km². O município é conhecido pela pujança e pela criatividade de seu povo, aliado a isso, Campina Grande polariza uma região composta por mais de um milhão de habitantes e que congrega quase 60 municípios do chamado Compartimento da Borborema, cuja população se utiliza da excelência dos seus serviços, principalmente os oferecidos nas áreas de saúde, educação e cultura.

Salientou que as ferrovias brasileiras estão em plena expansão e a expectativa é de que o crescimento continue. O setor tem uma parcela importante na economia brasileira. Colocar os futuros projetos em prática exige altos investimentos, mesmo que sejam realizados em longo prazo. As obras em andamento já significam que grandes passos estão sendo trilhados no caminho certo.

Romero destaca a importância dessa Ferrovia, não é apenas para a Paraíba, mas também para o Nordeste como um todo. Ela tem por objetivos o encurtamento dos deslocamentos ferroviários e a integração multimodal de transporte de passageiros, que possibilitarão, de modo racional, a ligação de todos os Estados do Nordeste entre si e da Região com o resto do País.

Um País com dimensões continentais como o nosso é de vital importância ser bem servido de ferrovias em especial o Nordeste que vem apresentando grandes perspectivas, gerando mais empregos e impostos consequentemente maiores probabilidade de crescimento.

Diante do exposto, solicitou que seja projetada a reativação do trem de passageiros notadamente entre Campina Grande/PB – João Pessoa/PB e vice-versa, como forma de promover o desenvolvimento o que sugere por importante e urgente, a medida.

 

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em casa: PM acusado de matar professor de matemática em JP vai para prisão domiciliar

Na sexta-feira (24), o policial militar Antônio Francisco Sales, de 81 anos, acusado de assassinar…

24 de maio de 2024

Galdino aponta “companheirismo” dos colegas após arquivamento de ação pelo STF

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino se pronunciou hoje (24)…

24 de maio de 2024

MP investiga candidato suspeito de tentar fraudar concurso público da PB Saúde

O promotor de Justiça Alexandre Amaral Nóbrega determinou a instauração do Procedimento Administrativo nº 001.2023.092872…

24 de maio de 2024

STJ nega recurso e mantém inelegibilidade da ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral

A ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral (MDB), teve seu recurso negado pelo ministro Benedito Gonçalves,…

24 de maio de 2024

FICCO prende na Paraíba suspeito de assassinar policial penal no RN

O homem, que era procurado desde maio de 2023, foi localizado na cidade de São…

24 de maio de 2024

Operação prende seis procurados da Justiça acusados de roubos em João Pessoa

A Polícia Militar cumpriu, desde as primeiras horas desta sexta-feira (24), seis mandados de prisão…

24 de maio de 2024