Categorias: Paraíba

Ricardo também é alvo

PUBLICIDADE

A chamada “Caravana da Reconstrução” do senador José Maranhão (PMDB) é, tão-somente, uma tentativa de criar factóide, com o objetivo único de provocar o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e fazer contraponto ao seu principal adversário político. Totalmente certo? Errado.

Mais do que apenas abrir sua caixa de ferramentas de política atrasada, rancorosa e cheia de intenções de desgaste ao Governo Cássio, o ex-governador tem também um outro alvo preferencial: o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). Ora, direis, que maluquice é essa? O que danado tem Ricardo a ver com algumas obras em andamento e dita paralisadas na atual gestão estadual?

O foco é outro, é lógico. O fato é que, a seu modo, Ricardo Coutinho tem incomodado horrores a Maranhão; ele tem-se transformado numa “mosca” na sopa de letrinhas da cabeça do senador, que só pensa no Palácio da Redenção, desde que sofreu sua primeira derrota perante o governador Cássio. Entusiasmado a cada dia com a possibilidade concreta de vir a suceder Cássio, Coutinho se movimenta, rápido e fagueiro, na maratona sucessória de 2010. No caso, amigo, isso será apenas uma “pancada” a mais de Coutinho no cocoruto de Maranhão.

A Paraíba toda sabe, por exemplo, que a atual equipe da segunda administração de Ricardo Coutinho não tem, nem de longe, um sopro de sugestão direta do ex-governador. A indicação para o cargo de vice-prefeito, mesmo diante da ameaça aberta de Maranhão de rompimento, não sensibilizou o prefeito de João Pessoa: o senador, resignado, teve de engolir o “sapo”, para não sair-se mal no processo. Mas há mais senas acumuladas no histórico dos dois.

Lá atrás, outro trauma público: em sua primeira entrevista depois de eleito, em 2004, na TV Correio, Ricardo surpreendeu diante da pergunta tendenciosa do jornalista Helder Moura, sobre se ele atribuía também a vitória nas urnas ao apoio do senador José Maranhão – que posava ao seu lado, na frente das câmeras, com um olhar de “pai da criança”. O prefeito foi firme: “Só devo minha vitória ao povo de João Pessoa. Não tenho padrinho político nesta minha vitória”.

Constrangimento geral: o poderoso cacique peemedebista viu nascer alguém que tinha coragem, na Oposição, de lhe dizer não. Uma liderança personalista, centralizadora também, mas com um perfil moderno e uma postura política bem diferente daquela do coronelzinho que só aceita “sim, senhor”. Para Ricardo, em seu mandato, só tem um senhor: ele mesmo, e ponto final.

A “caravana” de Maranhão, portanto, surge também como um recado para Ricardo Coutinho: o senador manda dizer que também está na área, tem lá seus trunfos e não vai deixar barato a quem quer que seja a “ousadia” de lhe tomarem a chance de se manter como “governador ad hoc”, arauto do anti-cunhalimismo, o “dono” do Palácio da Redenção, conformando com um “inquilino” que há seis anos insiste em não sair do poder.

Centrado
Envolvido nas circunstâncias de se defender no processo de cassação no TSE, o governador Cássio a essa altura já demonstra estar muito mais centrado em relação ao risco de ser tirado do Palácio da Redenção. Após o impacto causado pela decisão do dia 20 de novembro último, Cássio se recompôs do golpe, reassumiu o foco administrativo com bastante ênfase e trata com mais naturalidade a possibilidade de, até, vir a perder a cadeira de governador.

Em ascendência
O que anima, de fato, o governador é que a cada pesquisa ao longo desse desgastante processo de cassação, sua popularidade só tem aumentado; a população tem feito uma leitura de que, ao contrário de um infrator das regras eleitorais, ele está sendo mesmo é vítima de percalços e premissas equivocadas, bem exploradas pelos advogados dos adversários políticos e com momentos de pouca inspiração, por parte de sua defesa.

Catapora, quem diria
A quem interessar possa, um informe: fui acometido, depois de adulto, por uma surpreendente varíola – a velha catapora de guerra. Tou acamado, amigos. E vou passar um bom tempo até me recuperar totalmente. Brincando com minha mãe, já reclamei por ela não ter contribuído para eu pegar a doença quando criança, mas é claro que ela não pode ser culpada por me amar e me proteger, inclusive, desse mal. Mas tudo bem. O consolo é que isso só nos atinge uma vez na vida..

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024