Categorias: Paraíba

Reforma do Mercado de Cruz das Armas está em ritmo acelerado

PUBLICIDADE

As obras de reforma e qualificação do Mercado Sindolfo Freire, o tradicional Mercado de Cruz das Armas, estão em ritmo acelerado. De acordo com o cronograma da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), as obras deverão estar concluídas até março de 2011 e o custo da reforma é de mais de R$ 2 milhões.

O projeto de reforma do mercado vai preservar a arquitetura original. O mercado foi construído em 1962 e as antigas edificações existentes no seu interior foram demolidas. Os 153 boxes que estão sendo reconstruídos vão proporcionar mais conforto e funcionalidade tanto ao comerciante quanto ao consumidor. Ventilação, segurança, acessibilidade e higiene são itens prioritários no projeto, que foi concebido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e aprovado pelos 122 comerciantes que serão beneficiados pela obra.

Preservando a História – No bloco original do edifício, a arquitetura foi preservada, havendo restauração da marquise, das instalações elétrica e hidráulica além da colocaçao de nova cobertura. No local funcionarão 51 boxes destinados ao comércio e serviços, além da Administração do mercado, que terão salas de reuniões e um posto permanente da Emlur – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana.

Na coberta central estarão distribuídos 102 boxes onde o consumidor vai encontrar os tradicionais produtos de mercado: frutas, verduras, carnes, frios, laticínios, temperos, grãos e mangaio. Lanchonetes e restaurantes ficarão dispostos numa área específica de alimentação. Todos os pontos de venda estão sendo aparelhados de modo a atender às normas da Vigilância Sanitária.

Higiene e Acessibilidade – O mercado terá ainda duas baterias de banheiros com capacidade para atender tanto à demanda dos comerciante quanto dos consumidores. Rampas, corrimãos e barras de segurança estão espalhados por todo o equipamento, garantindo a acessibilidadade e a segurança.

Expectativa – Para os comerciantes estabelecidos no Mercado de Cruz das Armas, a reforma vai trazer grandes benefícios. José Dias de Lucena, estabelecido no mercado há 10 anos no setor de miudezas, acredita que a economia do bairro vai se beneficiar, já que as vendas vão “aumentar e muito”. Para Fábio Carlos Cabral, comerciante no local há 7 anos, vendendo em média, 3.000 kg de carne por semana, disse que espera dobrar o faturamento depois da reforma.

Mas o mais entusiasmado é Isaak Nunes, que desde criança frequenta o mercado, já que seu pai é um dos mais antigos no local: há 20 anos comercializa frutas e verduras, chegando a movimentar três toneladas dos produtos por semana. “Nossa vida está diretamente ligada à história desse mercado, e para a nossa família, essa reforma é uma bênção”, disse emocionado.

 

Secom/JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do Solidariedade entrega-se à PF após três dias foragido

Foragido desde a última quarta-feira (12), o presidente do Solidariedade, Eurípedes Gomes Macedo Júnior, entregou-se…

16 de junho de 2024

Confira a previsão do tempo na Paraíba para este domingo

Quem planeja aproveitar este domingo (16) na Paraíba deve ficar atento às condições climáticas. Segundo…

16 de junho de 2024

Mais de 90 mil passageiros devem embarcar na rodoviária de João Pessoa até o fim de junho

O Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, tem registrado um aumento expressivo no número…

16 de junho de 2024

Motorista de aplicativo sofre tentativa de assalto e carro é alvejado no Geisel

Um motorista de aplicativo foi alvo de uma tentativa de assalto e teve seu carro…

16 de junho de 2024

Fantástico repercute neste domingo desabamento no Up Garden, em JP, que deixou uma pessoa morta

Uma matéria especial do repórter Maurício Ferraz para o Fantástico abordará a segurança em estruturas…

16 de junho de 2024

200 casos de violência política de gênero são acompanhados pelo MPF; Justiça Eleitoral retoma nesta segunda 1ª ação da Paraíba

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério…

16 de junho de 2024