Categorias: Paraíba

REFORÇO: IFPB toma iniciativa de enfrentamento às drogas

PUBLICIDADE

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, idealizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), recebeu o apoio dos Institutos Federais de Educação. Uma solenidade em Brasília, com a participação da presidenta Dilma Rousseff, e representantes dos Ministérios da Justiça, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate a Fome marcou o início da implantação dos Centros Regionais de Referência em Drogas na Rede Federal e outras instituições de ensino superior.

O reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Batista Oliveira Silva, participou do evento já que o IFPB será responsável por um Centro Regional de Referência de Formação Permanente de Profissionais na área de Drogas. A coordenadora do Centro no IFPB será a professora Vânia Medeiros, que também participou da solenidade. Desde os tempos de Cefet-PB, em 2005, a docente atuava na área de conscientização contra as drogas através do Projeto de Extensão Rede Viva. Na Paraíba, o outro Centro será de responsabilidade da UFPB.

João Batista informou que “os centros regionais de referência serão responsáveis pela capacitação de aproximadamente 14,7 mil profissionais, que serão treinados para oferecer tratamento aos usuários e dar apoio às famílias das vítimas”. O IFPB contará com recursos na ordem de R$300 mil, do Fundo Nacional Antidrogas, para capacitação desses profissionais, conquistados através de edital. Em todo o país, são 49 projetos de universidades brasileiras, fundações e institutos, distribuídos em 19 estados, com abrangência em 642 municípios.

Para garantir o êxito das ações do órgão, o Centro deve apresentar para os próximos 12 meses, um elenco de cursos de capacitação prevendo o gerenciamento de casos, a reinserção social e o aconselhamento motivacional, dentre outros temas pertinentes ao combate do crack e outras drogas. O professor João Batista lembrou, ainda, o sucesso do IFPB nesse campo social e enalteceu o trabalho do atual grupo envolvido na condução dos trabalhos e todos aqueles que ao longo da história da instituição concentraram esforços para ajudar pessoas vitimadas pelas drogas.

“Somos uma instituição de ensino, pesquisa e extensão e precisamos aprofundar nossos estudos nessa área e oferecer a sociedade um retorno coerente com a nossa missão de educar e bem servir a sociedade paraibana”, finalizou o reitor João Batista. A Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec) vai auxiliar na execução do projeto do Centro.

No projeto do IFPB para o Centro de Referência de Formação Permanente dos Profissionais da Rede Paraibana de Atenção aos Usuários de Drogas, está a programação de quatro cursos a partir de abril: Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas; Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas; Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas e Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas.

Os cursos são direcionados aos médicos dos Programas Saúde da Família e Núcleos de Assistência à Saúde da Família; servidores de hospitais gerais, psicólogos, profissionais da rede SUS, agentes de saúde e redutores de danos. Esses cursos serão totalmente gratuitos e ministrados com aulas uma vez por mês. A equipe será constituída por profissionais com experiência na área e professores de São Paulo, Brasília, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em breve, será lançado o site com o endereço para as inscrições.

Para Vânia Medeiros, o projeto parte de uma convicção pessoal de estar atendendo ao direito do outro. “O usuário de drogas e sua família tem o direito de ter a sua disposição um profissional capaz de compreender seus problemas com habilidades técnicas e humanas para auxiliá-los em sua recuperação”, destacou a professora.
 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais trechos de praia na PB são liberados para banho após operação de combate ao despejo de esgoto no mar; confira

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) publicou o relatório mais recente sobre a…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024

Paraibano conquista bicampeonato mundial de Atletismo Paralímpico e João destaca: “Incentivo do Bolsa Esporte”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, celebrou a vitória do paratleta paraibano Cícero Valdiran, que…

18 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

Sousa perde para Santa Cruz-RN em partida marcada por pênalti controverso

Na tarde deste sábado (18), o Sousa sofreu sua segunda derrota em quatro jogos na…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024