Categorias: Paraíba

Rede de Consumo Seguro discute estratégias de ações e divulga a “Carta da PB”

PUBLICIDADE

  Na tarde desta quinta-feira (17), na sede do Ministério Público da Paraíba, foi assinada a “Carta da Paraíba” durante reunião técnica da Rede de Consumo Seguro e Saúde no Estado. Na reunião foram discutidas estratégias locais, melhorias para o intercâmbio de informações e o alinhamento de ações conjuntas com o MP-Procon visando à implementação da rede de consumo seguro na Paraíba. A carta estabelece a criação de um grupo de trabalho para fortalecer a rede na Paraíba.

 

A reunião, presidida pelo procurador-geral em exercício, Valberto Lira, ocorreu na sala de sessões da Procuradoria Geral com participação de gestores da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Agência estadual de Vigilância sanitária (Agevisa); Instituto Nacional de Meterologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e outros órgãos técnicos ligados à área.

 

O Grupo de Trabalho foi criado com objetivo de desenvolver um projeto piloto para formar e aperfeiçoar a rede de proteção e segurança do consumidor, onde cada órgão vai designar dois servidores para participar do grupo, podendo no futuro haver inserção de novos órgãos. “Esse grupo vai possibilitar o intercâmbio de informações e experiências, uma ferramenta importante de fácil acesso aos produtos que causam danos violentos ao consumidor”, explicou o promotor e diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, informando ainda que o grupo vai traçar ações que proporcionam uma maior integração dos que compõem a rede, além de desenvolver mecanismo que permitam a capitalização das informações geradas pelo Grupo.

 

Na ocasião, o procurador-geral em exercício Valberto Lira explicou que o MPPB busca parcerias com vários órgãos para ter uma defesa incisiva desse segmento da sociedade. “Ficamos muito gratificados por termos sido citados como referência na construção da rede, e vamos também trabalhar para agregar outros estados para que possamos duplicar essa rede e trazer benefícios para todo Brasil como sugeriu o coordenador do Inmetro, Paulo Coscarelli”, disse.

 

Já o secretário Nacional do Consumidor, Armando Luiz Rovai, falou da importância da criação do grupo nas questões que envolvem o consumo seguro. “Vamos atribuir mais poder ao consumidor, fazer com que as entidades trabalhem em conjunto para desenvolver as melhores práticas em defesa do consumidor, especificamente nas questões que envolvem a segurança e consequentemente a saúde do consumidor, e o grupo vai dar continuidades a todas essas ações em prol da defesa do consumidor”, disse.

 

Durante a reunião, o gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa (GVS/JP), Alberto José falou sobre “Vigilância Sanitária Contemporânea e os desafios de uma saúde preventiva” e, em seguida, a representante da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Glaciane Roland, falou sobre o “Fortalecimento da Rede de Consumo Seguro e Saúde da Paraíba”.

 

Participaram ainda da reunião a promotora de Justiça e coordenadora do Caop da Saúde e Consumidor, Claudia Cabral; o secretário geral do MPPB, o promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto; Edson Donagema (Anvisa/DF); Gustavo Figueiredo (Ibametro); representante da secretária Estadual de Saúde, Thiago Cananéas, além de gestores de órgão de defesa do consumidor, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiro e Procons municipais de João Pessoa e Cabedelo.

 

Manhã

No período da manhã, foram ministradas palestras que tiveram como objetivo a troca de experiências e informações sobre projetos e ações desenvolvidas para combater e prevenir os acidentes de consumo. Um dos palestrantes foi o diretor da “Rede Consumo Seguro em Saúde da Bahia”, Gustavo Mercês, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Ibametro (Instituto de Metrologia da Bahia) nessa área.

 

Gabriel Reis, da Senacon; Edson Donagema, da Anvisa, e Paulo Coscarelli também falaram sobre o trabalho desenvolvido por seus órgãos em âmbito nacional para combater e prevenir os acidentes de consumo.

 

Ascom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sousa perde para o Atlhético-CE em partida do Grupo A3 da Série D do Brasileiro

Neste domingo (16), o Atlhético-CE derrotou o Sousa por 2 a 0 em jogo válido…

16 de junho de 2024

Alerta de chuvas intensas atinge João Pessoa e mais 55 cidades da Paraíba até esta segunda-feira; confira

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuva acumulada para várias cidades…

16 de junho de 2024

Homem é preso por nova tentativa de estupro contra enteada com deficiência, na PB

Na sexta-feira (14), um homem de 49 anos foi preso em flagrante na zona rural…

16 de junho de 2024

Polícia prende dois homens portando armas durante festejo junino em Santa Rita

A Polícia Militar prendeu, na madrugada deste domingo (16), dois homens por porte ilegal de…

16 de junho de 2024

Homem é morto com cerca de 10 tiros após perseguição em Bayeux, na Grande João Pessoa

Neste domingo (16), um homem foi assassinado na cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de…

16 de junho de 2024

Vereador de cidade da PB fica ferido em acidente que envolveu dois veículos na BR-412

Nesse sábado (15), um vereador da cidade de Sumé conhecido como "Sabugo" ficou ferido em…

16 de junho de 2024