Categorias: Paraíba

Projeto de reurbanização das praias de Tambaú e Cabo Branco é apresentado ao MPPB

PUBLICIDADE

Representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa apresentaram, nesta quarta-feira (19), o projeto de reurbanização das praias de Tambaú e Cabo Brando, com ênfase na padronização das calçadas e com vistas à melhoria da mobilidade urbana, que atende à recomendação do Ministério Público da Paraíba. A apresentação foi feita durante audiência pública realizada pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social da Capital.

O promotor de Justiça João Geraldo Barbosa agradeceu à Administração Municipal por ter, primeiramente, se dirigido ao MP para apresentar o projeto e destacou que a finalidade principal é o interesse de todos os que compõem a sociedade de João Pessoa.

João Geraldo lembrou, na condição de órgão fiscalizador, que devem ser observados os princípios de transparência, controle social e regras legais e normativas assentadas no Estatuto das Cidades, no Código de Posturas do Município e outras legislações pertinentes. Para tanto, a prefeitura deve, antes de efetivar o início das obras do projeto, realizar uma audiência pública, providenciar a licença ambiental e verificar a necessidade de alteração da legislação municipal quanto à execução de custeios da obra.

A prefeitura deverá informar à 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social a data e horário da audiência pública para apresentação do projeto à sociedade como garantia de transparência e cumprimento dos princípios de controle social.

O procurador do município, Leon Delácio Silva, informou que o projeto de reurbanização visa garantir o acesso democrático tanto da calçada da praia quanto do passeio público localizado em frente às residências. Ele disse ainda que o projeto busca cumprir o Código de Posturas e que as residências que cumprem a legislação não serão prejudicadas. Além disso, o procurador ressaltou que a prefeitura está à disposição do Ministério Público para sugestões e recomendações, principalmente da 2ª Promotoria do Meio Ambiente, que é o órgão de execução competente para atuar neste assunto, bem como da sociedade para continuar o debate de interesse público.

O promotor reconheceu que o projeto foi bem demonstrado e que atende ao interesse público, ao embelezamento paisagístico e possui cunho artístico e urbanístico. “Quero deixar claro que o Ministério Público não é gestor público nem pode e nem se deve confundir diante da sociedade como tal, lembrando que ao município é devido o direito e o dever de planejar e efetivar a suas políticas públicas e administrativas desde que consolidadas nos ditames legais, cabendo à Promotoria orientar, fiscalizar e tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis, em caso de afronta a qualquer dispositivo legal e em vigência”, explicou.
Participaram da audiência o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, o secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra, o representante da Secretaria de Turismo, Roberto Lucena, e a representante da Seplan, Susana Acioli.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleições 2024: eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024