Categorias: Paraíba

Projeto de Janduhy que incorpora Bolsa Desempenho no soldo da PM e Bombeiros é aprovado na CCJ

PUBLICIDADE

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei 1.793/2018, de autoria do deputado estadual Janduhy Carneiro (Patriota), que garante a incorporação da Bolsa Desempenho aos vencimentos dos servidores da Policia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar. A ideia é fazer com que a gratificação paga pelo Governo estadual seja utilizada como base para a contribuição previdenciária ou quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos ou pensões.

Pelo texto, a aprovação do PL proporcionará aos servidores públicos a sua devida valorização, bem como uma maior estabilidade na atividade e na inatividade para possibilitar um melhor desempenho de suas funções. Vale ressaltar que o projeto não ocasiona nenhum aumento de despesas ao governo do estado.

O próximo passo é levar o PL que foi considerado constitucional por três votos a dois, durante sessão da CCJ desta quarta-feira (30) para votação no plenário da Assembleia Legislativa. Os deputados Renato Gadelha, Anísio Maia e Camila Toscano votaram a favor do projeto. Já o deputado Lindolfo Pires e a deputada Estela Bezerra votaram pela inconstitucionalidade do PL.

Atualmente, quando os policiais são reformados e passam à inatividade perdem cerca de 50% do valor de seus vencimentos que seria recuperado com a inclusão do ‘Bolsa Desempenho’.

O deputado Janduhy Carneiro tem criticado durante em seus discursos o Governo da Paraíba por descumprir decisão judicial que estendeu os benefícios do programa Bolsa Desempenho para os policiais inativos.

Ele disse que os inativos aguardam o cumprimento da decisão judicial que já transitou em julgado favorável a todos aqueles que hoje se encontram prejudicados em face de que não receberem o que os ativos têm direito.

“O governo entrou com uma ação interposta, conseguiu a liminar suspendendo o pagamento, mas essa liminar foi cassada por uma das câmaras criminais do TJPB. Portanto, a eficácia da decisão do tribunal deve ser cumprida. Nós queremos que o governo do estado cumpra a determinação judicial. Em todas as instâncias os policiais obtiveram êxito. Na mesma situação estão os funcionários do IPEP, que conseguiram na justiça reajustes no Plano de Cargo e Carreiras e Remuneração, mas até agora também não foi cumprido”, lamentou o deputado.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024