Categorias: Paraíba

Programa Cidadão amplia atendimento à população no posto do Espaço Cultural

PUBLICIDADE

O posto fixo do Programa Cidadão, localizado no Espaço Cultural, em João Pessoa, ampliou o atendimento para emissão gratuita de documentos, a partir dessa segunda-feira (18). As atividades funcionavam somente no turno da manhã, das 8h às 13h, mas agora a população também conta com os serviços no turno da tarde, das 13h30 às 17h30. A estimativa é que sejam feitos 300 atendimentos diariamente nos dois turnos, entre emissão de RG e carteira de trabalho digital, CPF, fotos 3×4 e antecedente criminal.

A fim de ampliar e suprir as demandas no atendimento da documentação básica para a população, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) firmou uma parceria com a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), por meio do Programa Primeira Chance, contemplando estudantes que foram selecionados para trabalhar durante um ano no Programa Cidadão.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, acompanhou de perto a procura dos usuários pelo serviço nessa segunda-feira e explicou que essa ampliação decorre do compromisso e entendimento do Governo do Estado de que o acesso à documentação básica é um direito, e um serviço essencial prestado à população. “Na pandemia tivemos que suspender os atendimentos por 6 meses, por uma questão de cuidado, daí quando voltamos vimos que existia a necessidade de ampliar o horário de funcionamento, e hoje estamos dando mais um passo para garantir ainda mais tranquilidade e agilidade nos serviços”, afirmou.

Ele também pontuou que essa ampliação será um grande ganho para a população. “O atendimento nos dois expedientes vai beneficiar e dar acesso àquele público que não tem tempo. E um outro ponto relevante foi essa parceria que construímos com a Secretaria de Educação, oportunizando aos estudantes do Programa Primeira Chance terem o primeiro contato com o mundo do trabalho. Acredito que a gente junta duas ações importantes, a ampliação do Programa e a inclusão desses estudantes, é muito gratificante ”, ressaltou o secretário.

Natasha Nascimento dos Santos, a jovem selecionada pelo Programa Primeira Chance, passou por uma capacitação durante 15 dias e hoje está vivenciando o trabalho com o público. “Estou feliz, é um sentimento muito bom e de segurança poder estar aqui por um ano e tendo a oportunidade de ganhar experiência no mercado de trabalho. Para mim, é um momento importante que o Programa me proporcionou em abrir as portas de trabalho”, afirmou Natasha.

“É importante para o cidadão ter o funcionamento nos dois turnos. Eu mesmo tenho uma rotina de estudo bastante intensa, tirei um tempo para resolver essa retirada do documento, nisso perco muito tempo e com essa extensão de horário facilitou, foi um ponto positivo”, disse a estudante Suenia Maria Barbosa.

Leonardo Barbosa, que trabalha no período da manhã, comentou ter sido fundamental essa expansão do turno. “Eu tirei a segunda via do RG e escolhi vir à tarde devido o meu tempo corrido. Esse novo horário ofertado para a população vai ajudar muito a quem necessita desses serviços”, enfatizou.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024