Categorias: Paraíba

Procon-PB fiscalizará bancos sobre lei que inutiliza dinheiro roubado

PUBLICIDADE

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) promoverá uma série de fiscalizações em instituições bancárias para observar o cumprimento da lei estadual que prevê a instalação de dispositivos em caixas eletrônicos para inutilizar as cédulas em caso de ações criminosas. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (24), após reunião com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realizada em João Pessoa.

A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana Cavalcanti, destacou que as instituições que não estiverem cumprindo a lei serão alvo de uma ação coletiva da Autarquia com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “A Febraban não apresentou uma proposta concreta para o cumprimento da lei em sua totalidade. Por isso, iremos elaborar uma ação coletiva após uma série de fiscalizações que faremos de imediato”, disse. “Na prática significa dizer que os bancos que não estiverem cumprindo a lei serão obrigados a cumpri-la judicialmente”, acrescentou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, um dos participantes da reunião, ressaltou que a polícia tem atuado na repressão e prevenção a ações criminosas contra caixas eletrônicos, mas é preciso que os bancos também façam a parte deles. “É necessário que todos nós assumamos a responsabilidade. Na prevenção, os bancos podem colaborar muito com o aparato policial”, afirmou. “Alguns bancos adotaram mecanismos simples, como a cortina de fumaça, que já se mostraram eficientes”, prosseguiu.

Odon Bezerra, representante da PGE, afirmou que é fundamental preservar o direito do consumidor. “O Procon-PB não está aqui fazendo mais uma reunião. Iremos adotar ações concretas para proteger o consumidor paraibano, que tem sofrido vários danos com essa modalidade de crime. A Segurança Pública tem feito o que lhe compete, mas é preciso que nos demos as mãos: Procons, PGE, instituições bancárias e a sociedade como um todo”, pontuou.

Além da Febraban, participaram da reunião os representantes das seguintes instituições: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú, entre outros. “A segurança pública é dever do Estado, no entanto é direito e responsabilidade de todos. Por isso, não hesitaremos em adotar as medidas legais para que os bancos cumpram a lei. Isso soma-se a um conjunto de medidas que vai reduzir e muito esse tipo de crime, dando segurança ao consumidor”, finalizou Késsia Liliana Cavalcanti.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024