Categorias: Paraíba

Procon-PB comemora 27 anos do Código de Defesa do Consumidor nesta segunda-feira

PUBLICIDADE

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) vai realizar uma programação especial em alusão aos 27 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, comemorado nesta segunda-feira (11). O objetivo principal do órgão é ampliar o serviço, fiscalizar as práticas abusivas e aumentar o número de atendimento.

O cronograma de atividades tem início às 9h com um café da manhã para os usuários do Procon-PB, em sua sede em João Pessoa, localizada no Parque Solon de Lucena. Em seguida, às 10h, o Projeto – Procon Itinerante realizará atendimentos, fiscalizações e plantões tira-dúvidas no entorno da Lagoa (em frente à loja Emanuelle), com distribuição de material educativo, em parceria com o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (Nudecon-PB).
Ainda na segunda-feira (11), às 16h, haverá a assinatura do termo de cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado da Paraíba, por meio do Nudecon-PB, para implementação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento aos consumidores nos Procons, visando proporcionar um instrumento de gestão adequado e dinamizado.

De acordo com a superintendente do Procon/PB, Késsia Liliana, a pauta sobre os direitos dos consumidores tem crescido bastante na sociedade paraibana. “Conquistamos vários avanços nestes 27 anos, a exemplo do marco civil da internet, criação da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor –Senacon, o Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), e a implantação do consumidor.gov.br, que evita a judicialização de demandas”. pontuou Késsia.

CDC – No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº4, de 1962, e se fortaleceu em 1976 com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo. Isso serviu de incentivo e modelo para a criação dos demais Procons, inclusive o da Paraíba.

Atendimento – A sede do Procon-PB funciona das 8h às 16h30. É possível entrar em contato com a a assessoria jurídica do Procon-PB pelo disque gratuito 151, pelo 3218 6959, ou pelo site procononline.com.br/estado-da-paraiba. Além das mídias sociais: facebook.com/proconpb, twitter.com/proconpb e instagram.com/@proconpb.
 

 



Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gripe, covid-19, dengue e mais: confira onde se vacinar em João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa segue vacinando, hoje (13), contra Influenza, dengue, Covid-19 e outras…

13 de maio de 2024

Paraibana é encontrada morta em casa na fronteira entre Brasil e Paraguai

A jovem paraibana Camila Soares de Arruda Silva, de 30 anos, estudante do curso de…

13 de maio de 2024

Liderança do Comando Vermelho é preso pela Polícia Rodoviária Federal na Paraíba

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF-PB), deflagrada na noite de ontem (12),…

13 de maio de 2024

Durante as chuvas no RS, Congresso derrubou parte de veto ao PL do Veneno. Confira como votaram os deputados paraibanos

O portal Congresso em Foco trouxe um levantamento, onde destaca que na última quinta-feira (9),…

13 de maio de 2024

Treze goleia fora de casa e se mantém invicto na Serie D do Brasileirão

Ainda sem perder na Série D do Campeonato Brasileiro, o Treze foi ao Ceará na…

12 de maio de 2024

No Marizão, Sousa conquista primeira vitória na Série D do Brasileirão

Precisando conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Sousa entrou em campo na tarde…

12 de maio de 2024