Categorias: Paraíba

Presidente da OAB-PB comenta decisão do TJ sobre quitação de precatórios

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), através de decisão da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, acolheu o pedido liminar formulado em Mandado de Segurança impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), contra ato do presidente TJPB, Joás de Brito Pereira, consubstanciado na determinação de que “o advogado receberá a totalidade dos honorários contratuais destacados quando houver a quitação do precatório”.

 

A decisão foi publicada na última quarta-feira, dia 1 de agosto. O Mandado de Segurança foi protocolado no dia 27 de julho, após aprovação por unanimidade na sessão do Conselho Pleno da entidade.

 

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, explicou que “a decisão administrativa do atual presidente reformou a decisão administrativa proferida pelo anterior, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que, em 15 de junho de 2015, deferiu pedido consistente na retenção proporcional dos honorários advocatícios contratuais, já destacados nos autos originais, em sede de pagamento de precatórios preferenciais”.

 

“A OAB da Paraíba entende que esse ato prejudica sobremaneira o direito, igualmente personalíssimo, ao recebimento do crédito dos honorários advocatícios contratuais legalmente destacados em momento processual oportuno, como reza a legislação vigente, por terem natureza alimentar, se destinando à subsistência dos advogados e advogadas, e que vinha sendo feito regularmente desde o ano de 2015. Buscamos demonstrar no Mandado de Segurança que o ato de sua Excelência atropelou vários postulados do Estado Democrático de Direito, a exemplo da segurança jurídica, do princípio da inércia do Poder Judiciário, da motivação dos atos administrativos, do contraditório e do amplíssimo direito de defesa”, comentou Paulo Maia.

 

Redação

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura: “Não recai sobre nós”

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024

Cícero autoriza construção de praça no Bancários e anuncia outras três em Mumbaba, Ipês e Alto do Mateus

O bairro dos Bancários está ganhando mais uma praça pública – um espaço com amplas…

29 de abril de 2024

Em João Pessoa, Clínica do Pet fará mutirão de castração; saiba como agendar

A manhã desta segunda-feira (29) foi de comemoração de um ano de funcionamento da Clínica…

29 de abril de 2024

Opinião: Faraó devolva meu Passaporte!

Faraó, desejo ir à terra prometida por uma semana e logo estarei de regresso. Moisés…

29 de abril de 2024