Categorias: Paraíba

Prefeituras têm até quarta para entregar documentos que comprovam situação de emergência

PUBLICIDADE

Prefeituras têm até quarta-feira para entregar documentos que comprovam situação de emergência

 

As prefeituras têm até a próxima quarta-feira (13) para enviar os relatórios dos danos humanos, materiais e ambientais causados pela estiagem. O alerta foi feito pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Morais, durante reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Semiárido da Paraíba, realizada nesta quarta-feira (6) pela manhã, em João Pessoa. Dos 195 municípios paraibanos em situação de emergência, apenas 110 enviaram ao Governo do Estado a documentação.

 

Efraim Morais explicou que o Avadan (Avaliação de Danos), documento que especifica os danos causados pela seca, é apenas uma das exigências do Governo Federal para liberação de recursos e atendimento das comunidades por carros-pipa. “Temos um prazo para entregar nossos planos de trabalho ao Governo Federal, por isso precisamos que as prefeituras enviem o quanto antes as documentações”, alertou, lembrando que outras 40 cidades devem ser regularizadas ainda esta semana.

 

O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, informou que vai renovar o apelo para que os gestores municipais encaminhem o mais rápido possível a documentação necessária. “O Comitê precisa destes dados para determinar ações como abastecimento de água, recuperação de poços e ajuda aos criadores de animais”, esclareceu.

Em relação à Operação Carro Pipa, os membros do Comitê decidiram que, além do gerenciamento da retirada da água, feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), é necessária uma fiscalização sobre a movimentação dos pipeiros.

“Infelizmente ouvimos relatos de que alguns motoristas estariam pegando água em açudes mais próximos, mesmo sabendo que a retirada nestes reservatórios não estava autorizada. Mas já estamos conversando com o Exército sobre como evitar este problema. A distribuição equilibrada da captação e fornecimento da água é essencial para evitarmos um colapso hídrico no Estado,” explicou o diretor presidente da Aesa, Orlando Soares.

Atualmente o Exército abastece 100 cidades paraibanas com carros pipa e a previsão é de que, em breve, mais dez municípios sejam inseridos no programa. “As demais localidades em estado de emergência serão abastecidos por carros pipa fornecidos pelas prefeituras e Governo do Estado. A determinação do governador é de que a água chegue a todas as comunidades”, ressaltou Efraim Morais.

 

 

Secom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024